top of page

Portugal - Paris - Barcelona (2012)

Bom... Depois desse mochilão em 2009, a vontade tomou conta de todo ano fazer uma viagem para um lugar diferente, só que como namorava no ano de 2010 o jeito foi viajar com minha primeira namorada e a família dela para o Nordeste, foi uma viagem muito boa, passamos por Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, só que não considero que foi um mochilão a ponto de valer a pena um relato, pois ficamos na casa de familiares e sempre andávamos de carro, fugindo um pouco da pegada mochileira, então vamos seguir o jogo. Em 2011 infelizmente perdi meu pai, foi um ano muito complicado então também acabei não viajando, assim chegando o ano de 2012.

Para os que não sabem, meus pais são portugueses e minha família inteira mora em Portugal ( avós, tios, tias, primos e por ai vai), logo no ano de 2012 resolvi visitar minha família que mora lá já que fazia muitos anos que não os via, então em 2012 passei 32 dias pela Europa, foram 23 dias em Portugal onde pude conhecer várias regiões e acabei dando um pulo em Barcelona e Paris, já que estava por lá, não custava nada dar uma passada rápida para conhecer né?

Sou suspeito para falar, mas amo Portugal, acho um país maravilhoso para se conhecer, totalmente seguro, com muita história e comparado a outros países europeus, um lugar barato, por ter família por lá acabei me hospedando na casa da minha tia, assim também não considerei essa passagem por Portugal como mochilão, foram muitas facilidades no caminho com uma família sempre do lado me levando muitas vezes de carro, então só citarei as cidades onde conheci:

  • Guimarães: Uma das melhores cidades que conheci em Portugal, realmente um lugar muito bonito, bem cuidado, com suas ruas históricas e seu grande castelo, recomendo conhecer essa bela cidade, onde tem um teleférico que vai ate o topo de uma montanha onde la tem uma linda igreja e um mirante perfeito para tirar fotos da cidade.

  • Porto: Outra cidade linda de Portugal, uma cidade que sou apaixonado, tudo fica muito perto, logo da para fazer tudo a pé, recomendo um local que fica as margens do Rio Douro chamado de Ribeira, ótimo lugar para passear e tomar uma cerveja.

Ribeira, Porto

  • Aveiro: Uma cidade muito pequena, conhecida como Veneza Portuguesa, já que a cidade é cortada por alguns rios, logo dá para fazer um passeio de barco no canal, muito legal.

  • Fátima: Cidade conhecida mundialmente por ter o Santuário Nossa Senhora de Fátima, confesso que não sou uma pessoa muita religiosa, mas o santuário tem um clima diferente, algo que nunca presenciei na vida, muito emocionante . Um lugar de muita paz e tranquilidade.

  • Coimbra: Cidade dos universitários, lá se encontra uma das universidades mais antigas da Europa e no topo da cidade têm o pátio da universidade e lá você pode subir uma torre para ter uma linda visão da cidade.

Coimbra, no topo da torre.

Além dessas cidades, passei por outras como Barcelos, Gerês e Braga, não cheguei a ir a Lisboa porque para conhecer toda a cidade, iria perder uns 03 dias e não teria todo esse tempo, já que um dos objetivos era ficar próximo a minha família, e por Portugal ser tão pequeno, todas essas cidades mencionadas acima, eu consegui fazer bate-volta no mesmo dia, mas claro que por estar lá e na Europa ter as empresas aéreas com voos muito baratos, acabei resolvendo conhecer duas cidades ( Barcelona e Paris), lembro que paguei somente 100 euros em TODOS os trajetos de avião ( Porto - Barcelona - Paris - Porto), realmente muito barato, porém só se pode levar uma mochila como bagagem, logo mochilão não rola, a não ser que pague bagagem extra por isso.

Vou falar um pouquinho sobre Barcelona, foram 04 dias na cidade, tempo suficiente para conhecer tudo, fiquei num hostel enorme próximo a Rambla, um dos pontos principais de Barcelona, lembro que a diária do hostel foi algo em torno de 20 euros em um quarto de 12 camas com banheiro dentro do quarto, realmente é um hostel muito grande, mais de 140 camas disponíveis, enfim Barcelona é uma cidade para se conhecer no verão, uma cidade que tem muita cultura, arte, noite agitada e praia, mistura de tudo que tem de melhor, deve ser por isso que Neymar escolheu jogar no Barcelona ao invés do Real Madri ne?! hehehe. Não sei como é no inverno, fui em alta temporada no verão, então a cidade estava cheia de turistas, então me pareceu a cidade ideal para morar, acredito que no inverno seja muito mais tranquila, os pontos principais da cidade que eu recomendo e muitos já devem ter ouvido falar, são:

  • La Rambla, é um calçadão que corta boa parte da cidade, ali tem muito artista de rua, um lugar para dar uma leve caminhada tomando um sorvete, e ver as pessoas do mundo todo fazendo o mesmo.

A famosa La Rambla, o mundo se encontra aqui.

  • Sagrada Família: Todos conhecem sobre a Sagrada Família, desconfio que seja alguma empresa brasileira que deve ter ganhado a licitação, já que a construção dela nunca acaba hahaha. Uma igreja maravilhosa, realmente gigante, é impressionante tanto detalhe, realmente é uma obra incrível e que merece ser visitada.

  • Parque Guell: Um lindo parque com elementos arquitetônicos, claro que tem o dedo de Gaudí nele hehehe. Vale a visita, um parque bonito, limpo e muito tranquilo. Um pouco mais afastado, mas nada que o metro não te leve ate lá.

  • Casas Gaudí: Coloco assim para resumir os dois, há duas casas muito famosas em Barcelona, Casa Milá e a casa Batlló, para quem gosta de ficar admirando a beleza arquitetônica das casas e mais uma obra do grande Gaudí.

  • Plaza Espana: Uma linda e imensa Plaza, tem que estar no seu roteiro. Vale muito a pena conhecer!

Barcelona encantadora!

Enfim, há muitos pontos para se conhecer como o Arco do Triunfo, um pequeno Arco comparado ao de Paris, porém muito bonito, e todas as praças e ruas centrais merecem ser visitadas, realmente é muito bonito, e claro não posso me esquecer da PRAIA de barcelona, realmente incrível ter aquele mar azul, água numa boa temperatura e mulheres fazendo topless hahaha brincadeira, mas achei legal ver como é encarado com naturalidade, sem ninguém perturbar as moças, totalmente diferente do Brasil, mas enfim cada povo tem suas características, quem sabe um dia chegaremos no momento em que as mulheres vão poder ser livres sem ter nenhum tipo de julgamento. Essa foi minha passagem por Barcelona, foram apenas 04 dias, mas bem corridos, já que a cidade oferece muita coisa para se fazer durante o dia e ainda tem a noite catalã, que é sensacional... triste é o preço da long neck, que me custou 07 euros cada uma, muito triste hahaha.

Esse post ficará um pouco maior que os outros, gosto de escrever posts mais curtos e direcionados a uma região, porém como essa foi uma viagem diferente, preferi resumir tudo em um post só, mas estou tendo o cuidado de fazer bem separado para aqueles que não querem ler sobre tudo, ou que esta procurando alguma informação específica, a ultima cidade e não menos importante, é a cidade de Paris.

Paris é uma cidade grande e muito cinza, quase uma São Paulo, como eu prefiro do contato mais com a natureza e um ritmo mais tranquilo, foi um certo baque chegar em Paris, claro que não falar uma palavra em francês prejudicou minha interação com o povo local, depois dessa viagem sempre me preocupei em visitar países no qual eu poderia me comunicar o mínimo possível, não é legal ficar 04 dias na cidade e o máximo de interação com um francês é falar "mounsier" ou então emperrar uma fila inteira na hora de comprar um bilhete de metro porque não tem a minima noção do que esta fazendo na maquina hahaha Ate hoje agradeço a francesa que de forma muito educada me ajudou a sair dessa situação, a impressão que tive de Paris foi exatamente essa, é uma São Paulo porém com muitos pontos turísticos bonitos e únicos para conhecer, e vamos a eles:

  • Torre Eiffel: Olha, sou muito mais natureza do que construção, mas nessa vez tive que dar o meu braço a torcer, a Torre é simplesmente fantástica, imensa, imponente e com uma energia muito boa, realmente é algo que precisa ser visto antes de morrer, para se ter uma ideia fiquei em torno de 04 horas na torre, o tempo passa voando lá em cima, recomendo tentar ir no horário do fim da tarde porque você pega o dia, o pôr do sol e a noite, cada horário a cidade esta de um jeito e vale a pena o registro e leve agasalho, por mais que seja verão, lá em cima faz muito frio.

Visão do primeiro andar da Torre.

Bela e grande Paris.

  • Champs - Elysées: É praticamente um parque que fica de frente a Torre, ali os franceses tem costume de sentarem no gramado, fazerem um piquenique e admirar a torre, um espaço bem legal que do outro lado do parque da de frente ao Arco do Triunfo.

Descansando, com uma bela paisagem.

  • Arco do Triunfo: Fica na outra ponta da Torre, um monumento muito bonito e tive a sorte de na hora que fui visitar estava tendo uma troca de guarda.

  • Catedral de Notre Dame: Outra Catedral muito bonita, e também com muitos turistas hehehe fica bem no coração de Paris, entre o Rio Sena, um lugar que deve estar no roteiro

Rio Sena

  • Sacré Coeur - Outra igreja muito bonita, vale a pena por no roteiro.

Infelizmente além desses, fiz mais alguns passeios no intuito de conhecer a vida parisiense, não consegui fazer tudo aquilo que queria, o tempo foi apertado, tivemos um dia de chuva que atrapalhou alguns planos também, mas em geral é uma cidade com muita história e muito pontos turísticos, muitos mesmo. Acabei ficando num Bairro chamado Montmartre, em um hostel onde paguei 18 euros a diária, o hostel era bem bacana, gostei muito porém o bairro não era dos melhores para se passear a noite, era um pouco escuro demais e ouvi alguns relatos de ser um pouco perigoso, como passamos 04 dias em Barcelona e foi bem no fim de semana, a parte de Paris foi durante a semana, logo não tínhamos muita opção de balada, assim ficamos sabendo que nas escadarias da Sacré Coeur juntava uma galera para tomar cerveja, logo nos interessamos e fomos para la, estava com um primo meu e começamos a conversar, dar risada e um certo momento vi que alguns franceses não estavam gostando muito da nossa presença, ate que jogaram uma garrafa de vidro que caiu do nosso lado, ficamos um pouco assustados mas continuamos la apenas falando mais baixo, ate que 05 minuto depois outra garrafa é jogada caindo do nosso lado, nesse momento vimos que a coisa era um pouco pessoal e saímos fora, realmente não foi algo tão legal assim, mas sabemos que tanto brasileiros como portugueses sofrem um pouco de preconceito em outros países europeus, talvez isso tenha desagradado os franceses, enfim voltamos ao hostel e um dos recepcionistas era um português, assim ficamos conversando durante a madrugada ate que em certo momento escutamos chutes na porta do hostel, e foram vários chutes, eu e meu primo começamos a segurar a porta para não invadirem, e o recepcionista começou a gritar em francês ate que pararam de chutar a porta, realmente foi tenso, você jamais esperaria passar por isso logo na Europa, ainda mais em Paris, mas faz parte.

Bom assim foi minha breve passagem pela Europa, já conhecia Portugal de outras viagens, mas essa foi a primeira fora de Portugal, realmente as coisas funcionam perfeitamente, a sensação de segurança é muito boa, valeu a pena ter conhecido, e mais importante foi descobrir a minha preferência de viagem, que com certeza envolvem natureza e trekking rs.

Não esqueça de curtir a página no facebook: https://www.facebook.com/followtheportuga/

Follow me

1/28
bottom of page