top of page

Como trabalhar em troca de hospedagem?

Existem diversas maneiras de você economizar em uma viagem, e hoje falarei sobre como trabalhar em hostel em troca de hospedagem, existem algumas plataformas que auxiliam o viajante e fazem a conexão entre os lugares que necessitam desse trabalho voluntário com pessoas que buscam um lugar para ficar, é interessante tomar cuidado somente nas condições oferecidas, tem hostel que oferece somente o café da manhã, outros nem isso, também há a definição de horas trabalhadas, cada lugar tem sua necessidade e suas exigências basta você analisar se é favorável ao que você procura, e assim chegar em um acordo.

  • Worldpackers

Tem como objetivo dar a possibilidade de você acessar a plataforma totalmente de graça e encontrar lugares que precisam de voluntários, nela você preenche seus requisitos e qualidades e assim caso você queria ir para Lima no Peru, por exemplo, você consegue realizar uma busca para ver quais são os lugares que aceitam esse tipo de troca, caso tenha encontrado um lugar que tenha gostado, só entrar em contato e verificar se há a disponibilidade no período desejado.

O site cobra uma taxa para cada viagem que você deseja fazer e o preço varia de um hostel para outro, podendo ser de US$10 a 50 (dólares). A taxa serve para o site se manter organizado da forma que é. Então é importante saber se o valor pago compensara os dias ganhos com a hospedagem.

  • Workaway

Essa plataforma tem a mesma finalidade da Worldpackers, a diferença é que a primeira foca mais na questão de hostel, a segunda já engloba diversas coisas, como trabalhar em fazendas, ou em casas de família, ou trabalhar com TI para uma empresa, por exemplo. Se você viaja sozinho/a, custa 29 dólares e você tem acesso por 2 anos. Mas o site também dá a opção de se registrar como casal, que custa um pouquinho mais, 38 dólares. Só realiazar o cadastro, pagar a taxa e começar a procurar um trabalho no seu próximo destino.

  • Helpx

A HelpX é uma lista online de fazendas, casas de família, pousadas, albergues e até barcos à vela que oferece comida e alojamento em troca de trabalho voluntário. É mais uma das plataformas para o viajante.

Você precisará desembolsar 20 euros, o que lhe garante acesso ao serviço por dois anos.

  • WWOOF

A plataforma WWOOF tem como objetivo conectar o viajante que buscam realizar trabalho rural em fazendas, o valor para se cadastrar sai no valor de 38 dólares o ano.

Existem várias outras plataformas que possibilitam hospedagem em troca de algumas horas de trabalho, coloquei as que eu considero as principais e mais interessantes, de todas gosto mais do Worlpackers e a WWOOF, essa segunda pretendo usar na América Central, gostaria e muito de aprender técnicas de agricultura e passar alguns meses no campo. Então é isso, espero que tenha ajudado de alguma forma, claro que todas essas ferramentas além de oferecer esse tipo de acordo, há também todo o beneficio que você leva através de uma vivencia mais profunda do lugar que você esta. Digamos que você esta com a grana curta e só pode pagar 5 dias de hospedagem na capital Quito no Equador, mas através dessas ferramentas, você já consegue ficar 15 dias, com isso você tera o triplo de dias que estava planejando, para quem tem tempo, é perfeito.

Eu, no fundo, fazendo uma caipirinha para os hóspedes.

Não esqueça de curtir nossa página no facebook: https://www.facebook.com/followtheportuga/

Follow me

1/28
bottom of page