© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

Como comprar um carro em Portugal?

08.03.2018

Primeiramente quero deixar claro que não sou nenhum agente, ou tenho empresa voltada a tratar desses assuntos, aqui é apenas um blog pessoal onde compartilho a experiência que eu tive em cada assunto.

 

Se você escolher uma cidade maior para morar, ao inicio da para se virar com o transporte público, mas com o tempo ter um carro é quase essencial, seja para ir ao mercado, shopping, restaurante, passear em outras cidades e por aí vai, sem contar que é melhor estar em um carro, do que em um ponto de ônibus, no inverno com chuva né hehehehe. 

A questão dos carros aqui em Portugal tem uma grande diferença comparado ao Brasil, aqui eles duram muito mais, no Brasil a passar de 05 anos, as pessoas já estão pensando em vender, ou então se não vendem, começam a gastar muito com a manutenção do carro, já aqui em Portugal eles duram 15,20 anos tranquilamente, alguns falam que os motores são melhores, outros que a gasolina usada ajuda, ou então as estradas são melhores e isso conserva o carro, a verdade eu não sei, só sei que realmente os carros duram mais aqui rs. 

Na placa do carro é normal você ver a numeração e ao lado o mês do carro e do ano em que ele foi fabricado, num rápido passeio você encontrará carros de ate 1998 andando tranquilamente por aí, comprovando que aqui os carros duram mais, porém é importante saber a data do carro, isso você entenderá lá no final do post rs 

 

Como eu moro em uma zona rural e já ia começar a trabalhar, ter um carro seria extremamente necessário, assim comecei a procurar alguns modelos em lojas de carros usados, aqui tem muitos, já que carro mais novos são bem mais caros (lembrando que se você comprar um carro do ano de 2016, ele poderá andar tranquilamente ate 2036 rs).

O problema de comprar um carro é que você pode ser enganado em alguma coisa ou outra, aqui a grande maioria das pessoas são honestas, mas em se tratando de vendedores de carro, tem que ficar esperto em algumas coisas, pois eles sabem que por muitas vezes, nós, brasileiros, estamos com urgência e acabamos por confiar que aqui na Europa é tudo perfeito e lindo, e as vezes não é rs 

 

 

CUIDADOS AO COMPRAR UM CARRO

 

  • Certifique-se se o vendedor fará ou não uma revisão no carro, as vezes é comum você escolher o carro, acertar o preço e depois de um mês descobrir que precisa trocar o óleo, pastilhas do freio ou trocar os pneus, coisas assim. É bom que tudo seja conversado antes para que você não tenha nenhuma surpresa. 
     

  • No preço do carro sempre tem uma margem de choro, não é muito grande, mas da para buscar um desconto, que já ajudará a pagar o seguro ou o selo do carro.
     

  • A tramitação da venda do carro geralmente é feito pelo vendedor, certifique-se disso, ele fará todo o processo sem nenhum custo adicional e você receberá pelos Correios o documento do carro, antes disso ele te dará um documento provisório.
     

  • Fique atento a quantos KMs o carro tem, as vezes o carro é do ano de 2010 e tem 300 mil km rodadas e outro é de 2007 e tem 200 mil km rodados, isso tem que ser levado em conta. É normal dizerem que os vendedores alteram a Km do carro, mas isso é impossível para nos descobrirmos, então tem que ir na base da confiança. 
     

Uma dica é você falar que carro você esta procurando (carro para família, esportivo, econômico, pequeno, grande e etc) e ate que valor você pretende gastar, isso ajuda o vendedor a entender o que você procura, e por mais que ele não possa ter no stand naquele momento, as vezes a oportunidade pode aparecer em algum outro dia.


Eu tive a sorte do meu tio ter um amigo que trabalha com isso, logo já tinha a confiança que ele não me passaria a perna (acho rs).  Dos carros que vi, encontrei dois e colocaria aqui para dar um exemplo real para vocês:

 

 

  1. Um Audi A3 de 2003 que já tinha rodado 250.000km

  2. Um Seat Ibiza de 2008 que já tinha rodado 200.000 km

 

Sinceramente, fiquei bem tentado no Audi A3, mas o seguro do carro deixaria ele muito mais caro, sem citar que era 1.9, não era uma coisa que eu estava procurando no momento, que era um carro para ir ao trabalho e que fosse econômico. O valor do carro sairia 7.500 euros. 

 

O Seat é 1.4 é bem econômico, um carro leve e prático, já saiu por 4.700 euros, tive toda a revisão, pintura, aros e ate insu-film colocados nos vidros traseiros, único fator negativo é que são de apenas dois lugares, porém rodei 1.000 km já com apenas um tanque de gasolina (71 euros rs). 

 

 

Além dos gastos na compra do carro, você terá que se preocupar com a manutenção dele, e além disso há outros pontos a destacar:

 

 

Todo ano, no mês que o seu carro esta registrado, é obrigatório fazer a Inspeção Veicular, é necessário somente ir ao lugar mais próximo da sua casa, pagar uma taxa de 31,11 Euros e passar pelos testes que irão fazer no seu carro, vão testar todas as luzes do seu carro, os freios, a direção e se você tem o colete laranja de identificação e triangulo. O meu carro não estava ascendendo uma lanterna, mas o senhor foi super simpático e deixou passar com a minha promessa que iria arrumar a lanterna rs. 

 

 

Além disso, tem que comprar o Selo do carro (IUC - Imposto Único de Circulação), que é feito pela internet no Portal das Finanças, o meu caso custou 35 euros, mas ai vai de carro para carro, alguns custam 20, outros 30... mas geralmente esta nessa faixa. 

 

Além disso tudo, temos o seguro que é obrigatório e recomendado que você faça desde o primeiro dia, também é recomendado você consultar em várias empresas o valor do seguro, eu consultei em três empresas, uma iria me cobrar 170 euros, a segunda 200 e a terceira 250 euros, uma bela diferença não? 

 

Acho que cheguei a última dica sobre o assunto, os pneus do carro devem ser trocados sempre aqui em Portugal, se a Policia parar e ver que eles estão carecas, da multa e apreensão do carro, o assunto é bem sério por aqui, então é bom estar sempre atento com isso, há inúmeras lojas para troca de pneu, faça um orçamento e escolha a mais barata, porque aqui tem um ditado "quem faz o menor preço, mais amigo é" hehehe


 

Esse é o site que eu comprei o meu carro, em todo esse processo acabei pegando alguma amizade com o dono do Stand, o Nuno, caso alguém precisar de uma ajuda, só entrar em contato comigo nas redes sociais.

https://www.autocompraevenda.pt/stand/altarotacao/6951/
 

 

 

 Aí esta o meu carrinho hehehe

 

Espero que tenham gostado e não se esqueçam de curtir minhas redes sociais como o facebook e o instagram para acompanhar um pouco do dia a dia de Portugal e quando for planejar sua viagem, use meus parceiros, assim você estará colaborando com meu trabalho sem gerar nenhum custo adicional para você =]

 

 

 

Follow me

 

 



 

Please reload

FAÇA SUA RESERVA AQUI
Posts Recentes
Please reload

INSTAGRAM
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now