© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

Conheça a Travessia da Serra Fina

19.03.2020

Em uma de minhas viagens para a Prainha Branca surgiu o assunto de quais eram os trekkings mais difíceis do Brasil, papo vai e papo vem e surgiu a oportunidade de realizar a Travessia da Serra Fina em pleno Carnaval. 

 

Tinha convites para ir para o interior de SP, ficar pela cidade mesmo e de ir para o Rio de Janeiro, mas por algum motivo quis fugir de toda a bagunça e fui literalmente me esconder nas montanhas em meio a natureza desconectado de tudo e todos. 

 

Quero lembrar que essa não é a melhor época para se fazer travessia de montanha, o ideal é sempre no inverno, onde o tempo esta mais firme, porém nessa época é onde se tem o maior fluxo de visitantes, então a vantagem de se fazer no Carnaval seria que teríamos a montanha só para nós, mas sabíamos que haveria o risco de termos chuva e tempestade pela frente, o clima não estaria a nosso favor. 

 

Vou deixar esse artigo mais para esclarecimentos e dicas, e no próximo artigo colocarei um relato mais detalhado da minha experiência do dia a dia na travessia.  

 

 

Então vamos lá:

"Onde fica a Travessia da Serra Fina?"

 

Fica bem no limite da fronteira de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, fazendo parte da grande Serra da Mantiqueira, geralmente o ponto de partida dela é em Passa Quatro ou em Itamonte, as duas maiores cidades da região. 

 

 

 

"Qual a distância percorrida da Travessia?" 

A travessia tem 30 km, porém muitas vezes você não consegue chegar aos acessos de carro, tendo que fazer essa parte a pé, no meu caso tivemos que parar 1 km antes do inicio da trilha e no final tivemos que andar em torno de 4 km ate chegar na estrada. 

Nosso grupo percorreu cerca de 12 km no primeiro dia, 07 km no segundo dia, 08 km no terceiro dia e 12 km no quarto dia, totalizando 39 km, segundo os nossos marcadores. 

 

 

 

"Será que eu consigo realizar a Travessia da Serra Fina?"

Claro que cada um é cada um, é complicado dizer o que o outro pode ou não fazer, mas para você ter uma experiência melhor acredito que você tenha que estar preparado fisicamente e psicologicamente falando, e que possua outras experiências em trilha e acampamento selvagem para enfrentar de peito aberto os desafios que a Travessia de Serra Fina pode te proporcionar. 

 

 

 

"Quais são os atrativos da Travessia de Serra Fina?"

 

Claro que o desafio e a beleza esta em completar a Travessia da melhor maneira possível, e para isso você terá que conquistar a QUARTA maior montanha do Brasil a famosa PEDRA DA MINA (2.798m de altitude) além dela você passará por Capim Amarelo (2.570m), Pico dos Três Estados (2.665m) e o Morro do Cupim de Boi (2.500m), além das altas montanhas, você encontrará a Cachoeira Vermelha, ótimo local para contemplação. 

 

 

 

 

"Quais dicas que você daria para uma pessoa que irá fazer a Travessia nas próximas semanas?"

 

A primeira dica é a contratação de uma empresa especializada em realizar a Travessia da Serra Fina, ir com guia é essencial e crucial para a realização do trekking. há diversos casos de pessoas que se acidentaram, se perderam e ate que morreram ao realizar a travessia, por isso que ela é conhecida como uma das mais difíceis do Brasil.

 

A segunda dica que eu dou é em relação a equipamentos, é fundamental o uso do bastão de caminhada, ele te ajuda a amortecer nas descidas e a ter impulso nas subidas, aliviando a pressão nos joelhos, depois de 4 dias de subidas e descidas você perceber a importância do bastão.

 

A terceira dica seria colocar todas suas roupas dentro de sacolas plásticas para caso aja chuva, elas estejam protegidas (coisa que eu fiz) e fazer isso com o saco de dormir também (coisa que eu não fiz e meu saco de dormir molhou no terceiro dia após forte chuva).

 

A quarta dica seria no vestuário, vá de touca e luva, eu não gosto de ficar usando muita coisa, porém a trilha é muito fechada e você terá que atravessar literalmente o mato e o capim em diversos momentos, use camisa manga longa também e uma corta vento legal que aguente um pouco de chuva e te proteja dos ventos, caso aconteçam. 

 

 

 

 

Todos os dias você terá os pontos de água e só saberá disso graças ao guia, mas é um ponto de água por dia, então vá preparado com água suficiente para passar as 24 horas, no mínimo. Eu levei 06 garrafas de 500ml e sempre tive água sobrando.

 

 Em relação aos snacks, geralmente quando você fecha o passeio o café da manhã e jantar estão inclusos no pacote, mas durante o dia você terá que levar sua alimentação, separe em sacolas por dia, para você poder ir controlando e ter comida suficiente para os 4 dias. Foque em comida saudáveis e que te deem a energia necessária para a travessia. 

 

 

Esse artigo serviu para um panorama geral do que você enfrentará na Travessia da Serra Fina, no próximo post detalharei com mais precisão como foram os 04 dias e os desafios que tive que encarar. 

Espero que tenham gostado do relato, para qualquer dúvida só mandar mensagem pelas minhas rede sociais, estou presente no Instagram no rafacarvalho33 e no Facebook no Follow The Portuga.

 

 

**** Aos amigos do blog que vão viajar e reservar sua hospedagem, peço para usarem minha caixa de pesquisa na página inicial do site, assim o Booking repassa uma parte da comissão para mim, ajudando eu a seguir com o trabalho aqui no blog, isso não gera nenhum custo adicional para você. Valeu =] ****

 

 

 

Follow me

Please reload

FAÇA SUA RESERVA AQUI
Posts Recentes
Please reload

INSTAGRAM
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now