top of page

Conheça o Pico da Esplanada em Biritiba Mirim - SP

Depois de conhecer a Pedra do Sapo, chegou a hora de me aventurar para o Pico da Esplanada, infelizmente a data escolhida foi bem quando chegou a frente fria a região de São Paulo, ate pensamos em abortar a missão, mas no fim resolvemos seguir em frente com o planeado e encarar os 06 graus que fazia logo pela manhã. Para quem já foi na região, não tem muito segredo, você precisa ir ate o Bairro Manuel Ferreira, em Biritiba Mirim. Para aqueles que vão de ônibus, sai um do terminal Estudantes em Mogi das Cruzes, ele te levará ate o centro do bairro, e dali você vai ter que andar em torno de 03 km ate o restaurante da Dona Maria, indo sentido Pedra do Sapo. Para quem ta de carro, é só colocar no GPS o restaurante da Dona Maria e deixar o carro estacionado por ali mesmo. Dali você seguirá pela estrada, ate que passará pela entrada da Pedra do Sapo, que estará a sua direita e pintado de azul, continue reto, ate que terá outra bifurcação, essa a esquerda, continue reto pelo estrada, você verá mais a frente uma bica de água e logo após isso uma bifurcação a direita, você continua reto, ate que passará por uma chacará, que terá muitos cachorros, mas todos bem dóceis, logo após a casa, você encontrará uma placa de uma FAZENDA (vide foto abaixo), ai esta a entrada da trilha .

Pico da Esplanada

Entrada da trilha

Resumindo de uma forma mais clara, pegue a estrada da Dona Maria e siga pela estrada principal até chegar nessa placa da Fazenda. A trilha é um pouco mais fechada que o habitual, passando por eucaliptos e mata fechada, mas a trilha é bem tranquila, a subida ate o Pico da Esplanada é bem suave, não chega a ser tão íngreme como na Pedra do Sapo, da Dona Maria ate o Pico dá 05 km, que se faz em menos de 02 horas de caminhada.

Trilha tem muita parte fechada, recomendo fazer com calça

O planejado era fazer isso, dá para perceber que não tem muita dificuldade, são 05 Km da Dona Maria ate o Pico, mais um tempo de descanso e outros 05 km para retonar, quem tem que ir ate o centro do bairro, precisa aumentar uns 6/8 km nessa conta. Mas sempre existe o fator surpresa e no Pico da Esplanada conhecemos um grupo que faz reconhecimento na região e depois de alguma conversa, fomos convidados a nos juntar ao grupo deles para, literalmente, se enfiar no mato e abrir caminho, e lá fomos, achando que não poderíamos deixar essa oportunidade passar.

Pico da Esplanada

Além da dificuldade toda em descer pelo lado da montanha mais íngreme e que não tinha trilha nenhuma demarcada, o grupo de reconhecimento fez um caminho enorme, que nos fez andar 25 km hahaha para quem ia andar 10km e estava com água e comida para isso, andar 25 km foi uma baita surpresa, mas no final deu tudo certo e o que fica são essas histórias. - Dicas

Leve:

• 2 Litros de água

• Lanche e frutas

• Boné e lanterna

• Óculos

• Protetor solar

• Blusa de Frio ou corta vento

• Protetor Labial

• Um calçado adequado para a trilha

• Sempre deixe avisado para familiares para onde você esta indo

• Planeje a trilha antes de fazê-la pela primeira vez, saiba o que você ira enfrentar durante o dia.

Os 25 km que fizemos. Que volta rs

Melhor época é sempre no outono/inverno, época que dificilmente terá incidência de raios e trovões, e muito menos chuva, mas sempre fique atento a meteorologia do dia, a região de Biritiba Mirim chove muito por causa da Serra do Mar.

Não se esqueça de sempre trazer seu lixo de volta, ajude a cuidar e preservar a natureza. Caso seja marinheiro de primeira viagem ou nunca tenha feito a trilha para a Pedra do Sapo, recoendo que contrate um guia que conduza você e seu grupo com segurança. A trilha é considerado um esporte de aventura e todo cuidado é pouco.

Espero que tenham gostado do relato, para qualquer dúvida só mandar mensagem pelas minhas rede sociais, estou presente no Instagram no rafacarvalho33 e no Facebook no Follow The Portuga.

**** Aos amigos do blog que vão viajar e reservar sua hospedagem, peço para usarem minha caixa de pesquisa na página inicial do site, assim o Booking repassa uma parte da comissão para mim, ajudando eu a seguir com o trabalho aqui no blog, isso não gera nenhum custo adicional para você. Valeu =] ****