top of page

Conhecendo a Cachoeira da Pedra Furada e a Cachoeira Light na Serra do Mar - SP

Parque Estadual Serra do Mar

Indo para o inicio da trilha

O Parque Estadual Serra do Mar tem em torno de 322 mil hectáres e é a maior reserva de Mata Atlântica, apesar que muito de sua fauna não existe mais por causa da caça desenfreada que ocorre na região. O parque é dividido em 10 núcleos, onde cada um tem diversas responsabilidades na preservação, e uma dessas responsabilidades é regularizar e cuidar das trilhas do parque. Em Bertioga o trabalho ainda não é o suficiente para dar conta da quantidade de turistas que frequentam as trilhas todos os finais de semana, há diversas trilhas na Serra do Mar que precisam de regularização, para assim ter uma sinalização adequada e um trabalho de consciencialização pela preservação do meio ambiente. Quem sabe com o desenvolvimento do turismo no Brasil, a gente não comece a ter um trabalho mais sério em trilhas que ficam perto de grandes centros urbanos para assim ter um lugar estruturado, apto a receber o turista da melhor forma possível. Com isso, fui em busca de fazer duas trilhas para conhecer a Cachoeira da Pedra Furada e a Cachoeira Light, com a ajuda de um amigo que já a tinha feito e de mais 3 pessoas, adentramos a Serra do Mar.

Trilha Pedra Furada Serra do Mar

Começando a trilha

- Como chegar

Há duas maneiras de chegar próximo a entrada da trilha, uma delas é ir de carro até o Km 77 da Rodovia Mogi Bertioga, ali tem uma lanchonete e uma vendinha de frutas, lá você poderá deixar o seu carro estacionado e seguir a pé ate o Km 80. ou Você pode ir até a estação de trem Estudantes em Mogi das Cruzes, ali do lado tem um Terminal de Ônibus onde sai o ônibus E392-MANOEL FEIRREIRA, o ponto final dele será no km 77 e a passagem custa R$4,50.

Trilha Pedra Furada Serra do Mar

A trilha é bem fechada, então tome cuidado com cobras e aranhas.

Dali você terá que caminhar praticamente até o Km 80 pelo acostamento da estrada, praticamente terminando a famosa subida onde começa a Serra do Mar, ali do lado esquerdo começa a trilha para a cachoeira da Pedra Furada e da Light, eu recomendo que vá com alguém que já conheça o local ou com algum guia, pois a trilha tem diversas bifurcações e não há sinalização adequada. A trilha em si é fácil, não há inclinação, se mantendo plana praticamente todo o tempo, o que pode dificultar são as poças de lama no caminho devido as chuvas no local, isso retarda a caminhada, tendo que fazer alguns desvios ou literalmente colocar o pé na lama.

O percurso leva em torno de 01 hora ate a Cachoeira Pedra Furada, isso deve dar em torno de 03-04km, e mais 01 hora ate a Cachoeira Light, totalizando uns 08 km, no máximo, não há nenhuma medição oficial da trilha, então é tudo no achismo de trilheiro.

Cachoeira da Pedra Furada

Cachoeira da Pedra Furada, o nome já diz tudo né?! Observe a água passando por debaixo da pedra.

- Cachoeira da Pedra Furada

Para mim, essa cachoeira é mais bonita que a da Light, mas isso é uma opinião minha, o tamanho dela, a força da água, a possibilidade de entrar debaixo da queda d´água , o fato curioso da pedra ser "furada", ter um amplo espaço para descansar, comer e nadar faz com que ela se destaque da Light.

Único ponto chato é que dependendo do dia pode ter muita gente no local, acarretando a produção de muito lixo no e barulho, a nossa sorte é que no dia que fomos (sábado) estava vazio, éramos em 05 pessoas somente, conseguindo aproveitar a natureza da melhor forma possível.

Cachoeira da Pedra Furada

Cachoeira da Pedra Furada

- Cachoeira da Light

Para chegar na cachoeira da Light você tem que voltar uns 15 minutos para trás, pegar um desvio e seguir por 45 minutos ate que ela te levará há um ponto da trilha que terá 03 bifurcações, você precisará pegar a da direita, e seguir sempre em frente ate chegar na Cachoeira da Light. Reforço que o ideal é fazer com alguém que já a tenha feito ou caso você tenha experiência em trilhas, leve um mapa para orientação. Segurança sempre vem em primeiro lugar. Na Light tem espaço para acampar e nadar também, mas onde de fato fica a queda da cachoeira, não há espaço para sentar, descansar e comer, já que a mata fica muito próxima e não há pedras o suficiente, ate exploramos a região para tentar encontrar algum ponto para isso, mas não teve jeito, assim ficamos na parte de cima da cachoeira, onde tem algumas pedras e da para você se banhar na água gelada do rio.

Cachoeira Light

Cachoeira Light

Esse passeio é extremamente válido para fazer um bate volta, só não se esqueça de levar comida e água e sempre olhar a previsão do tempo para evitar dias de chuva, no dia em que fui, no final da tarde deu um forte temporal com muitos raios, o que é extremamente perigoso para quem pratica o trekking na região, a sorte é que já estava dentro do ônibus indo para Mogi das Cruzes.

Cachoeira Light

A foto mais bonita do dia

Espero que tenham gostado do relato, para qualquer dúvida só mandar mensagem pelas minhas rede sociais, estou presente no Instagram no rafacarvalho33 e no Facebook no Follow The Portuga.

**** Aos amigos do blog que vão viajar e reservar sua hospedagem, peço para usarem minha caixa de pesquisa na página inicial do site, assim o Booking repassa uma parte da comissão para mim, ajudando eu a seguir com o trabalho aqui no blog, isso não gera nenhum custo adicional para você. Valeu =] ****

FOLLOW ME

1/28
bottom of page