© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

Dia 13 - Baracoa - Cuba

12.06.2017

Décimo terceiro dia de viagem
02/05/2017 – Terça Feira - Baracoa

Tive a melhor noite de sono dos últimos 4 dias, já me sinto bem de novo, as 07:00 já estava arrumando a mochila e de banho tomado, as 8:00 devíamos nos encontrar com um taxista que tínhamos combinado de nos levar a 12 Cuc´s para Baracoa, fomos ao terminal e o taxista não apareceu, deu o cano, começamos a pensar no que fazer e um taxista falou que o melhor era ir para Guantanamo e de la tomar outro táxi para Baracoa.

Guantánamo fica a 2 horas de Santiago e para essas curtas distancias sempre tem caminhão, fomos nos informar e descobrimos que perto da Praça da Revolução sai caminhão para lá, para a infelicidade do taxista que achou que ia ganhar uma corrida fácil, lá fomos nós na caminhada, encontramos o local e já subimos para guardar nossos lugares, a passagem custou 20 pesos cubanos, menor de 1 Cuc, antes de partir entrou um cara fazendo aquele jogo com 3 copos e 1 bolinha, onde você apostava onde ela estaria, logico que já sabendo da historia jajá apareceria alguns amigos do cara para jogarem e assim tentarem capturar alguém, nessa um cubano se animou, jogou, perdeu, ganhou e perdeu todo o seu dinheiro, ate pensei em avisar o cara do esquema que eles fazem, mas eles estavam em 4 e eu não queria arranjar problemas, uma merda.

A viagem durou 2 horas ate Guantánamo, lá descemos na avenida meio que perdidos e uma mulher se voluntariou a nos ajudar, tínhamos que pegar um ônibus municipal para depois pegar outro ate Baracoa, o legal é que deveríamos ser um dos poucos turistas a fazer esse trajeto dessa maneira, então a ajuda brotava sem a gente pedir, além da mulher parar o ônibus certo, falar com o motorista onde ele devia nos deixar, ainda pagou a nossa passagem e passou o numero dela para a gente lugar quando chegássemos em Baracoa, isso foi muito foda, uma das coisas mais legais da viagem, ao chegar no outro ponto tivemos que esperar 30 minutos ate que apareceu um ônibus todo velho, subimos nele, a passagem custou 15 pesos cubanos, ou seja, gastamos 35 pesos cubanos ou 1,5 Cuc´s, ainda bem que o taxista não apareceu rs, foram mais 3 horas e meia de viagem, passamos por paisagens lindas, visão para o mar do caribe, varias e varias montanhas, algo de cinema, mas nem tudo é perfeito, estava morrendo de fome, com a barriga meio ruim ainda, preferi não comer nada para não dar problema no caminho, só que de táxi iria demorar 3/4 hora, esse caminho de um caminhão mais dois ônibus levaram 7 horas no total, pelo preço compensou, foi uma bela economia, mas segurar a fome foi foda.

Ate que finalmente chegamos em Baracoa, íamos tentar casa por 10 Cuc´s, mas 12 Cuc´s já estava um bom valor, não queríamos explorar, fiz umas contas e no Peru, Equador, e Colômbia um hostel com quarto compartilhado, dividindo banheiro custa de 7 a 11 dolares, aqui cada um esta pagando 6 dolares num quarto privativo com banheiro, frigobar, ar condicionado, toalha e o mais importante, a experiência de conhecer uma família cubana, queremos sempre gastar menos, mas sabemos que esse dinheiro esta indo para as famílias que abrem a porta de suas casas, assim chegamos na casa do Daniel, eu com meu papo de negociador decorado já falei que éramos brasileiros sem dinheiro buscando quarto por 12 Cuc´s, assim Daniel responde “ Se Brasileiro não tem dinheiro, cubano tem menos ainda”, ai eu respondo “ somos irmãos latinos”, ele da risada e abre as portas de sua casa, assim já teríamos lugar para as próximas duas noites.

Ficamos conversando uns 20 minutos e Sr. Daniel é uma pessoa muito bem humorada, a esposa dele é apaixonada pelo Brasil, ambos indicaram os lugares mais baratos para ir e o que fazer pela cidade, como o quarto não estava pronto e eu com um banheiro disponível se precisasse, fomos comer algo, 2 hot dogs e 2 sucos ( 9 pesos cubanos, 0,37 Cuc´s), estamos mais animados porque estamos conseguindo gastar menos que os 20 Cuc´s, já pegamos o jeito de viajar barato por Cuba.

Assim fui tomar um banho, dar uma descansada porque amanhã é dia de fazer os passeios em Baracoa.

Follow me

Please reload

FAÇA SUA RESERVA AQUI
Posts Recentes

INSTAGRAM
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.