© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

Dia 17 - Bayamo - Cuba

17.06.2017

Décimo sétimo dia de viagem
06/05/2017 – Sábado - Bayamo

Acordamos as 09 horas da manhã, bem tarde e fomos ao terminal, ficamos sabendo que tem caminhão ate Morón por 10 Cuc´s e ônibus da Viazul por 17 Cuc´s, mas o nosso objetivo era outro, lá conseguimos um táxi para nos levar a Santo Domingo, nos custou 45 Cuc´s, para levar, nos esperar e retornar com a gente, hoje sera um dia bem caro para os nossos bolsos, não teríamos tempo para ir de jeito mais barato, que era tomar um caminhão ate uma cidade próxima e depois tomar um táxi para percorrer os últimos 20 km ate Santo Domingo, como era incerto, fomos de táxi mesmo, Bayamo ate lá da uns 50/60 Km, assim fomos em direção ao destino final, tudo isso para conhecermos a famosa Sierra Maestra, lugar onde os revolucionários ficaram escondidos de 1956 a 1958, porem ao chegar no parque não havia mais como entrar, geralmente os passeios são as 8 horas da manha, nos chegamos as 12 horas e o parque encerra as 15 horas, contamos que viemos de Bayamo e não iriamos passar a noite por ali (que é o que geralmente as pessoas fazem e eu recomendo rs) eles abriram uma excessão para nós, mas com uma condição, que a gente andássemos rápido por causa do encerramento do parque, pagamos 27 Cuc´s cada um e fomos nos 5 km de carro ate a entrada da trilha e caminhamos outros 3 km ate o lugar chamando El Comandancia de La Prata, onde estava situado a pequena vila que Fidel montou como base para  se defender dos ataques das tropas de Batista.

Sierra Maestra foi escolhida porque quando Fidel desembarcou o Gramma com 82 soldados revolucionários, logo na primeira batalha ele perdeu vários homens e outros foram presos, sobraram 12 pessoas, incluindo Fidel, Che, Camilo e Raul, assim foram para Sierra Maestra se esconder das tropas e se organizarem novamente, sendo que as tropas de Batista contavam com 80 mil homens, que loucura né, mas assim Fidel foi fazendo ataques estratégicos para pegar mais armas, roupas e comida, criou a Radio Rebelde no cume de uma montanha que tinha alcance por toda a ilha, e todo dia durante 1 hora pela noite, Fidel falava aos cubanos, assim ganhando simpatizantes para a causa, o local que começou com 12, chegou a ter 350 homens, todos escondidos pela Sierra, ate que Fidel foi vencendo as batalhas e foi rumo a Havana.

O lugar é muito bonito, no meio das montanhas, estávamos só eu, Paulo e o guia, que nos deu uma aula sobre Cuba, e no fim nós chamou de irmãos latinos, fiquei feliz, gosto e compactuo com esse tipo de pensamento, conhecemos a enfermaria onde Che trabalhou, o armazém, a cozinha e o principal, a casa de Fidel, foi muito especial andar por ali, uma energia diferente, o passeio foi caro, mas valeu cada centavo, o melhor ate agora, estar no meio das casas foi algo foda, inexplicável, só um detalhe, acabei indo de chinelo e estourei ele na trilha, tive que voltar os 3 km descalços, que merda, fiquei triste nessa parte hehehe.

Ao voltar a cidade, ganhamos um lanche e um refrigerante do parque, vimos o nosso taxista esperando e voltamos para Bayamo, chegamos na cidade e na casa havia uma sobrinha da dona, ali ficamos conversando e ela nos levou a um lugar que se come barato, perto da estação de trem, depois de jantar fomos na praça usar um pouco da internet que tinha sobrado do dia anterior, tomamos um sorvete e fomos para casa, amanha sera mais um dia longo ate Moron.

Follow me

Please reload

FAÇA SUA RESERVA AQUI
Posts Recentes

INSTAGRAM
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.