© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

A cidade das Igrejas - Salamanca - Espanha

05.04.2018

Pode-se dizer que Salamanca é uma das cidades mais antigas da Espanha, sua história se inicia antes de Cristo, passa pelo Império Romano, depois cai sobre os Visigodos, pelos Árabes, e só em 1085 que a cidade alcançou alguma estabilidade, isso sem contar a invasão das tropas francesas de Napoleão na cidade. 

O objetivo não é passar por toda a história de Salamanca, já que daria assunto para muitos textos e por alguém mais entendido do assunto, a ideia é somente dar a dimensão do que é estar nesse incrível lugar e ver no que ele se transformou ao longo do tempo.

 

Salamanca esta situada a  216 km de Madrid e  350 km do Porto, não é nenhuma distancia absurda sendo possível ate fazer um bate volta, mas no meu caso, eu preferi passar uma noite na cidade pois assim poderia conhecer a cidade mais tranquilamente e quando voltasse para Portugal, poder conhecer outras duas cidades, Ciudad Rodrigo (Espanha) e Almeida (Portugal). 

 

A viagem de carro foi super tranquila, praticamente ninguém nas estradas, a unica coisa chata que acontece é o sono, as retas são infinitas, as paisagens praticamente as mesmas, para quem estava acostumado a viajar de carro pelo Brasil, onde se tem que estar atento aos buracos na estrada e aos caminhões te fechando, as estradas da Europa são entendiantes. hehehe

 

 

 

 

Agora vamos ao relato completo:

- Hospedagem

 

Fiquei Hospedado no Hostal Hispânico I, localizado na Avenida Italia, 21, bem próximo da zona turística da cidade, coisa de 05 minutos andando, como acabei levando uma tia minha comigo, descartei ficar em Hostel, e acabei pegando esse Hostal, que só tem quartos privativos, com banheiro, Tv e Ar condicionado. 

O quarto estava muito limpo e era bastante confortável, por ser Páscoa, os preços estavam um pouco acima do normal, custou 77 euros para nós dois, mas mesmo assim, o custo beneficio estava ótimo. 

O único ponto negativo é que ele fica no primeiro andar de um prédio e é necessário subir as escadas para chegar ate ele, você recebe 03 chaves para entrar e sair quando quiser, sem depender que alguém da recepção esteja por lá. 

 

**** Aos amigos do blog que vão viajar e reservar sua hospedagem, peço para usarem minha caixa de pesquisa na página inicial do site, assim o Booking/Hoteis.com repassa uma parte da comissão para mim, ajudando eu a seguir com o trabalho aqui no blog, isso não gera nenhum custo adicional para você. Valeu =] ****

 

 

- Transporte

Salamanca é um destino muito procurado pelos Portugueses, por ser próximo ao país e de fácil acesso, a maneira mais comum de ir ate lá é de carro, mas também existem excursões que te levam, e ônibus também.

No meu caso eu fui de carro, onde peguei a auto estrada A1 que liga Porto a Lisboa, e na chegada em Aveiro, peguei a auto estrada A25 (Viseu), no momento em que entrou na A25, é necessário apenas continuar reto ate o final, você atravessará Portugal, chegara na Espanha e continuara pela mesma estrada ate Salamanca. 

Na estrada do lado espanhol, você verá uma cidade murada, ali é Ciudad Rodrigo, cidade que visitei no meu retorno a Portugal, mas isso fica para o próximo post no blog. =]

 

- Alimentação

 

Para quem ta acostumado com os preços de Portugal, vai sentir uma leve diferença na Espanha, as coisas são um pouco mais caras por lá, mas se encontra refeições girando em torno dos 12/15 euros. 

Uma dica para quem quer economizar, é levar sanduíches e economizar no almoço e jantar, porém não deixe de comer os famosos PINCHOS, são pequenas porções de comida, de forma variada, ao custo de 01 euro, normalmente se encontram nos pequenos cafés/lanchonetes. Comi um que era um ovo, pão, batata frita e um pouco de carne, a porção é bem pequena, mas com uma cerveja fica perfeito. 


- Segurança

 

Salamanca é considerado uma cidade pequena, que gira em torno de 100 mil habitantes, a sensação que eu tive por lá é de total segurança. 

 

- Passeios

 

Há diversos passeios para se fazer na cidade, não fiz todos obviamente, mas tentei fazer os principais e aqueles em que senti que gostaria mais, além disso, o que mais me agrada é andar perdido pelas ruas da cidade, descobrindo algumas casas antigas com seus brasões, portas e janelas centenárias. 

Bom, vamos ao que interessa:

 

- Plaza Mayor

 

É onde fica o centro de Salamanca, o lugar é onde mais concentra o turista e um dos mais bonitos da cidade, uma praça imensa, fechada por um prédio que forma um quadrado perfeito na área, além disso, há muitos bares e restaurantes que colocam suas mesas e cadeiras na praça. 

O que faltou na praça foi alguns bancos para que as pessoas pudessem sentar e admirar o local e tomar um belo sol na cara. hehehe

Esse lugar é obrigatório caso esteja planejando sua viagem para Salamanca. 

 

 



- La Clerecía 

 

Atualmente é a sede da Universidade Pontifícia de Salamanca, aqui, você poderá subir na torre no passeio chamado SCALA COELI, que te da acesso as torres da igreja, o valor do ingresso custa 3,75 euros. 

Eu fiz o passeio e achei que valeu a pena, a visão que se tem lá em cima é muito bonita, e da para ter dimensão da cidade como um todo, recomendo visitar a segunda torre, lá tem um visual para catedral que é incrível. 

 

 



- Casa de Las Conchas

Fica em frente da La Clerecía, impossível não ver dezenas de conchas em um muro alto, a obra data do século XV. É legal. rs

 

 

 



- Catedral Nova/Velha 

A Catedral Nova é incrível, e MUITO grande, a entrada custa 05 euros e te da a permissão de conhecer as duas catedrais, além disso você ganha um "telefone" onde a cada parte da Catedral você consegue escutar a historia do que você esta vendo no momento.

Para mim a visita a esse lugar é obrigatória, um dos principais pontos turísticos da cidade de Salamanca. 


 

 

 



- Ponte Romana

Ali próximo você escutará e verá um rio bem largo chamado Tormes e uma incrível ponte ligando os dois lados da cidade, ali é a Ponte Romana, que pelo nome já diz tudo né?! 

 

Depois da Catedral, eu fui em direção a ponte, atravessei ela e vim margeando ate chegar na ponte mais próxima, dali você terá uma bela imagem para uma boa foto, e alguns passos você chegará ate o Convento San Esteban

 

 

 

 

- Convento San Esteban

Mais uma construção muito bonita e rica de história, a entrada custa 3,50 euros, porém eu acabei não entrando, tive a sensação que não valia o preço. rs

- Huerto Calisto

É um jardim próximo ao centro, muito bonito, que da um visual para o rio e para a Catedral, a entrada é gratuita. Assim, esse vale a pena conhecer hehe

Além desses passeios comentados, há muitos outros por fazer, o que não falta é Convento e Igreja em Salamanca, mas devo admitir que depois da terceira/quarta, você perde o interesse hehehe. Além disso, são tantas informações que acabam confundindo e aquele que quer ver tudo, acaba saindo de lá sabendo de nada, as vezes mais vale focar naqueles mais importantes historicamente e aprender um pouco mais sobre eles. 

Como disse inicialmente, além de conhecer esses pontos turísticos, o que vale é andar pelas ruas da cidade, entrar em uma padaria local, comer algum doce, ir algum bar e tomar uma cerveja local, tentar entender como o espanhol de Salamanca vive e desfruta da  cidade. 

A cidade é muito bonita, você não encontra um papel de bala no chão, é incrível, além dos prédios estarem todos limpos e serem feitos de uma pedra, que eu acredito ser mármore rs, deixa o visual da cidade de um jeito moderno, mas que você perceba que é antigo, é um pouco difícil de explicar rs

Espero que tenham gostado do relato e se tiverem alguma dúvida, me busquem nas redes sociais como o Instagram e Facebook.


Follow me

Please reload

FAÇA SUA RESERVA AQUI
Posts Recentes
Please reload

INSTAGRAM
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now