© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

O que fazer na cidade do Porto?

03.03.2018

Quando conheci a cidade do Porto me apaixonei logo de cara, já tive a oportunidade de conhecer muitas cidades, mas igual a essa, "nunca nem vi" hehehe.

 

A culinária, a cultura, a arquitetura da cidade dão um charme único a essa cidade, não é a toa que todos que vem para cá, acabam se apaixonando. 

 

 

 Na Avenida dos Aliados

 

- Hospedagem 

 

Atualmente se hospedar no Porto está muito fácil, ouve um crescimento enorme do turismo na cidade, com isso a quantidade de hostels, hotéis e apartamentos do Airbnb só cresceu nesses últimos anos.

Uma diária em hostel esta na média de 15-20 euros, clicando AQUI você terá acesso aos melhores hostels da cidade, com avaliações dos hóspedes e descontos especiais. 

 

**** Aos amigos do blog que vão viajar e reservar sua hospedagem, peço para usarem minha caixa de pesquisa na página inicial do site, assim o Booking/Hoteis.com repassa uma parte da comissão para mim, ajudando eu a seguir com o trabalho aqui no blog, isso não gera nenhum custo adicional para você. Valeu =] ****

 

 

 

Ao fundo, a Torre dos Clérigos

 

- Transporte

 

Se você estiver na região central do Porto não terá nem com o que se preocupar, ira conseguir fazer todo os passeios praticamente a pé, mas se as vezes estiver chovendo ou cansado, não tem nenhum problema, você terá sempre uma estação de metro perto de você. 

Para usar o metro é bem fácil, ao entrar na estação terá máquinas para compra do Bilhete, como se fosse um Caixa Eletrônico, ao lado terá o nome de todas as estações da cidade, procure pelo nome dela (está em ordem alfabética) e veja o que estará ao lado, se é Z1, Z2, Z3 ou Z4.

 

Darei um exemplo, se você estiver na estação dos Aliados e quer ir ate o Estádio do Dragão para fazer a visita ao Museu e ao Estádio, você terá que ir de metro, na estação dos Aliados você terá a informação na lista dessa forma " Estádio do Dragão Z2", isso significa que você andará duas zonas, então o seu bilhete terá que ser correspondente as duas zonas, na máquina é só ir seguindo os passos da compra e carregamento do cartão. 

 

Ao ter o cartão em mãos é somente necessário passar em uma das máquinas localizadas na entrada da estação ou na plataforma, assim você ira validar e poderá usar por até uma hora gratuitamente. 

 

Outras formas de usar o transporte público é usando o Funicular que liga da Ribeira do Porto ate a parte alta, custa 2,5 euros e se compra no local, geralmente as pessoas estão no centro do Porto, que é a parte alta, e vão andando ate a Ribeira, próximo ao rio Douro, um passeio muito bonito, mas para subir tudo aquilo cansa, com isso tem um Funicular que te leva para cima de novo hehe. 

 

Do lado de Gaia, que fica do outro lado do Rio Douro, você tem um teleférico que liga a parte baixa da cidade ate um dos melhores miradouros da cidade, a passagem de ida fica 6 euros, ida e volta a 9 euros.

 

Se locomover pelo Porto é muito fácil, comparando com a nossa realidade brasileira, o que pode dificultar um pouco e gerar dúvidas é na hora de comprar o bilhete do metro, já que não há funcionários presentes no local, como também não há catracas e tudo mais, mas é só seguir a lista ao lado para saber qual Zona deve comprar, pois existem fiscais que entram nos vagões para fiscalizar os bilhetes, é bom que tudo esteja certo para evitar dor de cabeça. 

 

 

Um dos vagões ao voltar de casa depois de uma festa.

 

 

- Alimentação

 

Olha, impossível falar de toda a gastronomia portuguesa, mas aqui no Porto há um prato típico da cidade que você precisa comer, quem não comeu, não conheceu a cidade direito hehehe. 

Além de claro degustar o vinho do Porto, o principal prato tipico da cidade se chama FRANCESINHA que basicamente é um pão de forma bem grosso com presunto, queijo, bife, salsicha, linguiça, tudo isso entre os pães de forma banhado num molho levemente apimentado com um ovo frito por cima.

 

Altamente calórico não? hehehe O ovo é opcional, e já a diversos modos de se fazer, ate francesinha vegetariana já existe, há com molhos mais picantes e menos picantes, e também francesinhas do tamanho normal ou meia, e tudo isso pode e deve acompanhar batatas fritas, para mim soa bem beber com uma bela cerveja gelada, mesmo no inverno, mas para deixar a coisa mais tradicional, no final, peça um FAVAÍTO, como aqui se diz o melhor digestivo que tem em Portugal, nada menos que um Moscatel de Favaios.

 

 

A bela e imensa Francesinha. 

 

 

- Segurança

 

Nesse quesito eu sempre comparo com a cidade que eu vivi meus 29 anos, que é a cidade de São Paulo, altamente violenta, aqui a sensação é de muita tranquilidade, lógico que precisa tomar certos cuidados, mas da para andar com o celular nas mãos sem se preocupar que alguém ira passar numa bicicleta, pegar e sair em fuga hehehe. 

 

Por diversas vezes caminhei pela cidade de madrugada e nunca me passou nada, mesmo com ruas mais desertas e tudo, todo cuidado é pouco, mas aqui da para ficar mais sossegado e curtir toda a cidade tranquilamente. 

 

 

- Passeios 

 

O que não falta aqui é passeio para fazer, da para ficar 3 dias completos passeando pela cidade, conhecendo seus principais pontos, restaurantes e vinhos, vou citar os principais e aqueles que eu mais gostei também. 

 

 

- Passeio pelo Rio Douro

 

O passeio se resume a percorrer o Rio Douro, num passeio de 50 minutos, onde você conseguirá ter a visão da cidade do Porto e Gaia e das belas pontes que as ligam, o custo está por volta dos 15 euros. Da para se realizar tanto no inverno como no verão, já que os barcos tem uma proteção para os dias mais frios, mas é melhor que o dia esteja bonito para aproveitar toda a beleza do passeio. 

 

A direita temos Gaia e seu teleférico e a esquerda a cidade do Porto.

 

 

 

Um dos barcos de passeio com a cidade do Porto ao fundo

 

- Visitar alguma Cave de vinho do Porto

 

Na margem do Rio Douro, do lado da cidade de Gaia, não falta Caves para realizar o tour + degustação do vinho, há inúmeras marcas conhecidas como Sandeman ou os Taylors, cada cave tem suas regras e tour próprios, os preços varias de 10 a 15 euros. 

 

- Torre dos Clérigos

 

Um dos pontos mais altos da cidade que te dá toda uma visão panorâmica da cidade, o valor da entrada custa 05 euros, você tem acesso ao museu e a subida a torre. Ao lado da torre, tem duas famosas casas, a primeira das latas de atum e a segunda o Bolinho de Bacalhau recheado com Queijo da Serra, vale a visita. 

 

 

 

 

 

Além desses passeios padrões existentes, o melhor do Porto é andar nas ruas apertadas, nas vielas, ver a arquitetura local, sentir um pouco da cidade, ir ate o Mercado do Bolhão, andar perto das Universidades do Porto, percorrer a Avenida dos Aliados, e para quem gosta ir ate o Mc Donald´s, famoso por ser um dos mais bonitos do mundo, caminhar pela Rua Santa Catarina, tomar um café no Majestic Café, conhecer o Palácio da Bolsa, a linda estação São Bento, Jardim Botânico do Porto, Rotunda da Boavista, Casa da Música, Estádio e Museu do Dragão, conhecer também a Sé do Porto, onde a cidade nasceu e por ai vai.... o que não falta é coisa para se fazer nessa linda cidade.

 

 

 

Visão do Miradouro de dia

 

 

A cada esquina você encontra uma nova oportunidade de conhecer algo novo e único, mas um dos melhores locais para mim é o Mosteiro da Serra do Pilar que fica junto ao Jardim do Morro, ALI É O MELHOR LUGAR DA CIDADE, o engraçado é que fica do lado de Gaia, mas a visão que se dá para o Porto é impressionante, ainda mais se tiver um dia bonito próximo ao pôr do sol, é algo fantástico (ali que fica o teleférico que vai para a Ribeira de Gaia e caves de vinho), para mim um lugar imperdível para quem vem conhecer a cidade. 

 

 

 

Final de tarde na cidade do Porto.

 

Poderia enumerar todos os passeios da cidade, mas o texto ficaria enorme, coloquei os três principais, que são os mais caros também rs. Infelizmente muitos vem para o Porto com poucos dias, assim não consegue fazer tudo, mas em 03 dias cheios acredito que dê para você aproveitar o melhor da cidade, ainda mais se vier no verão, já que nessa época os dias vão ate as 21:00 horas.

 

Espero que tenham gostado e não se esqueçam de curtir minhas redes sociais como o facebook e o instagram para acompanhar um pouco do dia a dia de Portugal e quando for planejar sua viagem, use meus parceiros, assim você estará colaborando com meu trabalho =]

 

Follow me

 

 

Please reload

FAÇA SUA RESERVA AQUI
Posts Recentes
Please reload

INSTAGRAM
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now