Visitando Águeda e a rua dos chapéus coloridos.

11.07.2018

Águeda é uma pequena cidade portuguesa com menos de 46 mil habitantes, localizada próximo ao Rio Vouga e distante apenas 25 km da cidade de Aveiro, se tornando a quarta maior cidade do Distrito de Aveiro e ultimamente vem ficando famosa pelo seu festival de artes que ocorre todo ano.

O Agitágueda foi criado em 2006 com o objetivo de animar as noites quentes de verão de seus moradores e possíveis turistas, com o passar do ano seu festival foi ganhando reconhecimento e importância nacional e internacional, assim trazendo turistas do mundo inteiro para apreciar a arte urbana da pequena cidade portuguesa. 

Um dos projetos de enorme sucesso é o Umbrella Sky Project, a famosa rua dos guarda chuvas coloridos, é provável que você já tenha visto alguma foto dessa linda rua nas redes sociais. 

O Agitágueda tem duração de praticamente um mês, geralmente sendo Julho, há diversas atrações aos fins de semana, desde concertos musicais, pintura, exposições, teatro e muita vida espalhadas por uma cidade pacata, tudo de forma gratuita. 

Por ficar próximo a Aveiro e levando em conta que os dias de verão em Portugal só escurecem depois das 21:30, dá para passar boas horas turistando em Águeda e depois ir para Aveiro, assim conhece duas cidades em um só dia. 


Para maiores informações confira o site sobre o evento: https://www.agitagueda.com/

 

Bom, vamos algumas das atrações de Águeda:

 

 

No centro da cidade, ao lado do Rio Vouga e dos diversos cafés, esta localizado o banco gigante referente ao evento Agitágueda, aqui você pode dar inicio ao seu passeio, pois logo atrás do banco, estará a famosa rua dos chapéus coloridos. 

 

 

Aqui esta a famosa rua, além dela, há mais duas outras ruas que fazem o entorno do pequeno quarteirão, o passeio é muito gostoso e tranquilo de se fazer. Dá para todas as idades.


 

 Ate parece uma estátua de verdade né? No evento cultural observamos vários artistas desempenhando inúmeros personagens, a cada moedinha no pote, uma reação diferente.


 

 

Além da famosa rua dos chapéus coloridos, temos também a rua das bolas de futebol, que não achei tão legal assim, estava numa rua com muitos carros e não tinha tantas bolas, mas as das fitas eu achei demais, o visual das cores com o sol refletindo nelas, é impressionante, essa rua fica próxima a "prefeitura" da cidade.

O lugar é tão pequeno que é só perguntar para qualquer pessoa da cidade onde ficam as ruas, pois pelo que me disseram as vezes as exposições são itinerantes, menos a da rua dos chapéus coloridos.

 

 

Bem no centro, próximo ao banco para tirar foto, tem uma casa do turismo, que te ajudam com informações e mapas do local.

 

 

Além disso, a um Jardim Botânico na cidade, e um museu, mas que sinceramente não conseguiram me conquistar, o que eu não cheguei a ir, mas fiquei com vontade foi o Pateira de Fermentelos, é uma lagoa onde se pode fazer uma leve caminhada e admirar a natureza e beleza do local.

 

 

 

Acredito que isso seja o necessário para conhecer Águeda, gostei muito da pequena cidade, foi fácil estacionar, lembrando que de sábado e domingo é de graça, e há diversos restaurantes no local de diversos preços, almocei em um restaurante bem simples no centro, onde o prato frango, com arroz e salada, saia a 06 euros. 

Para quem vive em Aveiro ou Porto, dá para fazer um bate volta tranquilamente, e para aqueles que vem a turismo e passam por Aveiro, não custa nada perder algumas horinhas por lá, garanto que irá gostar muito.


Espero que tenham gostado do relato, qualquer dúvida me escrevam através das minhas redes sociais, no Facebook e Instagram

 

 

Follow me

Please reload

FAÇA SUA RESERVA AQUI
  • Facebook - Black Circle
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon
Posts Recentes
Please reload

INSTAGRAM

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now