top of page

Visitando o Parque Estadual Carlos Botelho - São Miguel Arcanjo

Há um mês atrás comecei a pesquisar algum parque estadual que fosse próximo de São Paulo e que ao mesmo tempo fosse tranquilo, com trilhas e cachoeiras para serem conhecidas, assim cheguei na cidade de São Miguel Arcanjo, entrada para o Parque Estadual Carlos Botelho, localizado a 220 km da capital Paulista e 25 km da cidade de São Miguel Arcanjo.

São Miguel Arcanjo

O Parque Estadual "Carlos Botelho" foi criado em 1982 e esta situado nos municípios de São Miguel Arcanjo e Capão Bonito, o parque é um dos mais importantes refúgios de vida selvagem da região sudeste do Estado de São Paulo, fazendo parte do contínuo ecológico de Paranapiacaba (incluindo o Intervales, PETAR e a Estação Ecológica de Xitué), constituindo um dos mais significativos corredores ecológicos conectores de remanescente da Mata Atlântica do Brasil, devido a essa importância, recebeu da UNESCO o título de "Sitio do Patrimônio Mundial da Humanidade".

Assim, além de toda beleza natural, há toda uma importância para a preservação da região, hoje o local é considerado uma Unidade de Conservação protegida pelo Poder Público, que consiste em cuidar, manter e proteger toda a fauna e flora daquela região, ali abriga a maior população de muriquis, um dos maiores primatas das Américas, dos 1.200 monos-carvoeiros, mais da metade habita nas matas do Parque, ao lado de outras espécies, como a onça pintada.

Meu cantinho no feriado.

- Hospedagem

Existem muitas opções na região, você pode ficar hospedado em São Miguel Arcanjo, ou ficar no núcleo Carlos Botelho, que fica bem na entrada do parque, porém só tem a opção de ficar em chalés e precisa marcar com alguma antecedência, a opção que eu escolhi foi ficar no Parque da Onça Parda, um camping com uma estrutura muito boa que fica dentro do parque, então o contato com a natureza se da a todo momento. O Camping conta um vestiário com 03 chuveiros com água quente, cozinha completa, a iluminação do camping é através de energia solar e ainda há espaços cobertos para locação, onde cabem de 02 a 04 barracas. O Camping também ajuda com a contratação de guias turísticos, já que existem três trilhas que só são feitas com um guia, ate que gostaria de fazer sozinho, mas depois de ir com o guia, seria praticamente impossível acertar o caminho, fora que com o guia você aprende muito sobre a fauna e flora do lugar. A diária no feriado foi de 50 reais por pessoa e em final de semana normal cai para 45 reais. as reservas podem ser feitas no telefone (15) 99728- 1752 (Diego) ou pelas redes sociais do Parque (Marcel), os dois são os proprietários do Camping, super solícitos e estão sempre dispostos a ajudar durante sua estadia. **** Aos amigos do blog que vão viajar e reservar sua hospedagem, peço para usarem minha caixa de pesquisa na página inicial do site, assim o Booking repassa uma parte da comissão para mim, ajudando eu a seguir com o trabalho aqui no blog, isso não gera nenhum custo adicional para você. Valeu =] ****

PArque da Onça Parda

- Transporte

O Parque da Onça Parda fica em torno de 220 km da cidade de São Paulo e para chegar lá somente com carro, pois a viabilidade de se chegar indo de ónibus ate São Miguel Arcanjo e por lá arranjar transporte até o Parque Carlos Botelho, pode ser um pouco complicado, ainda mais aos finais de semana, acredito que de carro seja a melhor saída, já que ele te da uma maior mobilidade.

O camping fica a 2 km da entrada principal do parque, entrando em uma estrada de terra logo após a ponte sobre o Rio Taquaral, a estrada comporta qualquer tipo de carro.

- Alimentação

Já que acampei no Parque da Onça Parda, usei a cozinha para fazer minha própria comida, já que o camping fornece toda a estrutura necessária, mas para aqueles que querem comer fora, na entrada do parque tem um restaurante chamado Mata Atlântica, que oferece comida no forno a lenha. Porém, recomendo comer o tradicional bolinho de frango na Casa da Rose, fica a 19 km da entrada do Parque em direção a São Miguel Arcanjo, quem for lá, é parada obrigatória.

Bolinho de Frango

- Atrativos

O Parque da Onça Parda está inserido no entorno do Parque Estadual “Carlos Botelho”, uma das áreas mais bem preservadas de Mata Atlântica do Brasil e considerado Patrimônio Natural pela UNESCO.

  • Trilha da Cachoeira das Pedras do Ribeiro Bonito:

Trilha de nível fácil para quem já esta acostumado com o esporte, duração de 02-03 horas, percorrendo em torno de 05-06 km, a trilha precisa de guia, pois no caminho será necessário atravessar o rio algumas vezes e as entradas são difíceis de identificar, sou acostumado a fazer sozinho as trilhas, mas nesse caso não tinha como, pude perceber isso no caminho rs. Os guias da região costumam cobrar em torno de 25 reais por pessoa e podem ser adquiridos no Parque da Onça Parda.

Trilha da CAchoeira das Pedras do Ribeiro Bonito

  • Trilha dos Monos:

A trilha da Cachoeira é a principal do parque e praticamente obrigatória, a segunda é a dos Monos, que também é de nível fácil, com duração de 02-03 horas de caminhada, percorrendo em torno de 05km, e também é necessário o serviço de um guia, já que a trilha também atravessa o rio e tem alguns pontos que há bifurcações que podem confundir. Ela tem uma subida bem íngreme, em torno de 30 minutos de subida, e tem uma corda para auxiliar o viajante. de resto é uma trilha normal, tranquila, e o serviço pode ser contratado no Parque no valor de 25 reais. Essas duas trilhas cruzam por diversas vezes o rio, então se prepare, porque você ira molhar o tênis, não tem escapatória.

Trilha dos Monos

  • Trilha da Onça:

Não tive tempo de realizar essa trilha, que é mais curta que a Trilha da Cachoeira e dos Monos e necessita de guia.

Trilha dos Monos

Além dessas 03 trilhas, existem outras que são auto guiadas, ou seja, você pode realizá-las sozinhas, como também praticar o boia-cross no rio que corta o parque. Todos esses atrativos citados saem do Parque da Onça Parda, porém a região conta com outras atividades como a ida ao Parque Taquaral, existem Vinícolas que podem ser visitadas , outras trilhas que saem do núcleo Carlos Botelho (que fica na entrada do Parque), além de outros esportes de aventura. A região, por ser próxima a São Paulo, é uma ótima dica para quem quer descansar um pouco e ter esse contato com a natureza, as trilhas são leves, a estrutura é boa, a cidade de São Miguel Arcanjo é muito bonita, com alguns bares e restaurantes, enfim.... fica a minha dica de passeio.

Trilha da Cachoeira

Espero que tenham gostado do relato, para qualquer dúvida só mandar mensagem pelas minhas rede sociais, estou presente no Instagram no rafacarvalho33 e no Facebook no Follow The Portuga.

Follow me

1/28
bottom of page