© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

Visitando o Pico da Pedra Bonita em Gonçalves - MG

11.09.2019

Gonçalves é um município brasileiro do estado de Minas Gerais e é atualmente um dos pólos turísticos em forte desenvolvimento na Serra da Mantiqueira, fazendo parte do circuito turístico Serras Verdes do Sul de Minas.

 

Além das inúmeras cachoeiras na região, a pequena cidade mineira conta com diversas trilhas para os amantes de trekking, e assim resolvi fazer a trilha da PEDRA BONITA no último final de semana. 

 

 

 

 Visão de 1 dos 3 mirantes existentes na trilha

 

 

 

Pedra Bonita é o ponto mais alto da região, sendo ponto de divisa entre Gonçalves/MG e Sapucaí Mirim/MG, com 2.120m de altitude. No topo é possível avistar toda a região, inclusive o Vale do Paraíba, Campos do Jordão, Serra do Mar, entre outros.

 

A trilha tem 08 km (ida e volta) contando com 500/600 metros de desnível, acabei fazendo a subida em 02 horas e a descida em 01 hora e 30 minutos, num ritmo normal, com algumas paradas para hidratação e contemplação da natureza. 

 

Por ser uma trilha curta, optamos por realizar um bate volta, saí de São Paulo as 06 horas da manhã e cheguei no inicio da trilha  as 10:30 para começar a caminhada, as 16 horas já estava retornando para São Paulo.

 

 

 

 Visão de 1 dos 3 mirantes existentes na trilha

 

 

 

- Como Chegar

 

Para chegar ao inicio da trilha, você tem que colocar no GPS o seguinte endereço Refúgio Kalapalo (Fazenda Campestre), porém houve uma ALTERAÇÃO do começo da trilha, antigamente os proprietários do Refúgio autorizavam a entrada dos trilheiros e dali começava o trajeto, porém eles não autorizam mais a passagem de pessoas em sua propriedade. 

 

Para isso, é necessário somente andar mais uns 200 metros de carro pela mesma estrada de terra, onde terá uma porteira do seu lado esquerdo, ali terá uma estrada subindo, vá a pé, ate ter em seu lado esquerdo uma porteira para a propriedade do Refúgio Kalapalo, quando chegar nesse ponto, do seu lado direito terá um pasto, você terá que atravessar essa parte, mantendo a floresta a sua direita, até que você irá encontrar o inicio da trilha, após essa parte, você encontrará mais um pasto, e na mesma direita você verá mais um acesso e pronto, agora é só encarar os 500 metros de subida. 

 

 

 

 Uma das regiões mais bonitas de São Paulo

 

 

 

Resumindo:

  • Vá ate o Refúgio Kalapalo

  • 200 metros a frente da entrada da fazenda você encontrará uma porteira (deixe o carro por ali)

  • Suba a pé pela estrada ate encontrar uma porteira a sua esquerda, na sua direita terá um pasto, atravesse ele.

  • Ande uns 500 metros, mantendo a floresta a sua direita, até que surgirá o inicio da trilha

  • Ao atravessar a pequena parte com floresta, surgirá um novo pasto, andando 50 metros a frente, a sua direita terá o outro acesso da trilha que subirá ate o cume

  • A partir daí, não tem mais bifurcações. 

 

 Eu e 01 dos 02 cachorros que me acompanhou até o cume da Pedra Bonita

 

 

 

- Dicas

 

Leve:

 

  • 2 Litros de água no mínimo.

  • Lanche e frutas

  • Boné e lanterna

  • Óculos

  • Protetor solar

  • Blusa de Frio ou corta vento

  • Protetor Labial

  • Um calçado adequado para a trilha

  • Sempre deixe avisado para familiares para onde você esta indo

  • Planeje a trilha antes de fazê-la pela primeira vez, saiba o que você ira enfrentar durante o dia.

 

Melhor época é sempre no outono/inverno, onde dificilmente terá incidência de raios e trovões, e muito menos chuva, mas sempre fique atento a meteorologia do dia.

 

 

 Turma feliz com o objetivo conquistado

 

 

 

Não se esqueça de sempre trazer seu lixo de volta, ajude a cuidar e preservar a natureza.

 

Espero que tenham gostado do relato, para qualquer dúvida só mandar mensagem pelas minhas rede sociais, estou presente no Instagram no rafacarvalho33 e no Facebook no Follow The Portuga.

 

 

**** Aos amigos do blog que vão viajar e reservar sua hospedagem, peço para usarem minha caixa de pesquisa na página inicial do site, assim o Booking repassa uma parte da comissão para mim, ajudando eu a seguir com o trabalho aqui no blog, isso não gera nenhum custo adicional para você. Valeu =] ****

 

 

Follow me

 

 

Please reload

FAÇA SUA RESERVA AQUI
Posts Recentes
Please reload

INSTAGRAM
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now