Conhecendo o Cachoeirão da Bocaina e Cachoeira do Paraitinga - Silveiras/SP

Silveiras é um pequeno municipio do interior de São Paulo, próximo da cidade de Cruzeiro/SP e Lavrinhas/SP, um lugar praticamente desconhecido para o turismo do Estado, mas que me reservou boas surpresas


Silveiras é uma cidade bastante histórica, iniciando sua trajetória em 1842 por um rancho de Tropeiros que ali se instalava, e por lá já existia uma capela construída em 1780, e assim nasceu o pequeno municipio paulista que ainda contou com um passado dificil quando na Revolução de 32, suas casas foram saqueadas e incendiadas.


Bom, mas vamos ao que interessa, em Silveiras existem duas belas cachoeiras, a Cachoeirão da Bocaina e a Cachoeira de Paraitinga.



No caminho para a Cachoeirão da Bocaina


Cachoeirão da Bocaina


Há 217 km do centro de São Paulo esta situado o Cachoeirão da Bocaína, o lugar esta marcado no Google Maps, então não é dificil chegar e há placas indicativas ate a cachoeira, geograficamente é considerado Cachoeira Paulista, mas esta mais próximo de Silveiras do que de lá.


O acesso é por estrada de terra, metade do caminho a estrada esta boa, pois passa muitos caminhões ate uma mineradora da região, mas depois dessa empresa a estrada fica um pouquinho ruim, se você vai em uma semana que tenha chovido muito, a estrada pode ter alguns pontos mais complicados, mas nada que seja impossível.


A cachoeira fica pelo Rio Bravo, com seus 80 metros de extensão e na oportunidade que eu fui, consegui entender porque o rio se chama Rio Bravo, a água estava muito forte, não deu nem para mergulhar, fiquei apenas na contemplação mesmo. Não existe nenhuma estrutura no local, então leve comida, água e o que for mais necessário.



Cachoeirão da Bocaina

Cachoeira do Paraitinga


Cachoeira do Paraitinga


Essa foi a melhor surpresa da viagem, o trajeto do Cachoeirão da Bocaina ate lá não foi nada fácil, como havia chovido muito a estrada que ligava ate o Bairro dos Macacos estava interditada e a única opção era cortar por um outro caminho de terra, e assim fizemos, graças a ajuda dos moradores locais, já que ali não tinha acesso a sinal de celular.


Percorri cerca de 45 minutos de estrada de terra ate chegar na Estrada Bairro dos Macacos, essa estrada ela liga Silveiras ate o Bairro dos Macacos, onde fica a Cachoeira do Paraitinga, a estrada é totalmente asfaltada e foi uma das estradas mais bonitas que já percorri em minha vida.


Chegando no Bairro dos Macacos, existem placas de sinalização ate a Cachoeira do Paraitinga, e o acesso dela se dá nessa estrada principal mesmo, quando visitei lá conheci o responsável pelo local, ele comprou o terreno em volta e esta começando a construir uma estrutura de lanchonete, pousada e restaurante, esta bem no inicio, mas fiquei feliz em ver que alguém esta cuidando do local, o mesmo compartilhou que o local estava muito sujo e largado pelas autoridades públicas e que a cachoeira não estava tão bonita como esta agora.



Cachoeira do Paraitinga


Caso você consiga passar um final de semana ou então feriado pela região, você pode visitar o Túnel da Mantiqueira, a Cachoeira da Pedreira e o Poço Azul, pertinho de Lavrinhas e Cachoeira Paulista.

Espero que tenham gostado do relato, para qualquer dúvida só mandar mensagem pelas minhas rede sociais, estou presente no Instagram no rafacarvalho33 e no Facebook no Follow The Portuga.


Follow me

1/28