Como tirar a carteira de habilitação Portuguesa através da CNH Brasileira.

Como vim morar em Portugal resolvi abrir um espaço no meu blog para falar um pouco de como é a vida deste lado do oceano, aproveitando para dar algumas dicas e explicar como as coisas funcionam por aqui, e quem sabe ajudar você a se planejar para essa mudança. Uma das primeiras coisas que resolvi fazer em Portugal foi renovar meu Cartão Cidadão em uma das Lojas do Cidadão ( Um Poupatempo português rs), ele já estava para vencer em junho/2018 e como tinha tempo livre, resolvi me adiantar para eliminar essa pendência, é necessário apenas levar o documento já existente e um comprovante de endereço para você fazer a alteração da sua moradia. No meu caso, a minha morada estava com o endereço Brasileiro, e eu já quis atualizar para colocar o meu endereço português, é muito importante fazer isso para você ter acesso a saúde pública portuguesa, mas explicarei isso mais abaixo, assim já aproveite e fiz tudo, a renovação saiu em torno de 18 Euros, tem validade de 10 anos e o cartão chegará em sua casa pelo Correio. Bom, aqui em Portugal, nós brasileiros podemos dirigir por 06 meses com a nossa CNH, porém tem que ter o passaporte sempre consigo, já que em caso da Policia te parar, eles vão exigir o passaporte para saber quando foi sua entrada em Portugal, porém como meu caso era para vir morar aqui, esses 06 meses não me adiantariam de muita coisa, e assim eu optei por ter a Carta de Condução Portuguesa. Nós, brasileiros com passaporte português, temos 03 meses para realizar os tramites e fazer a troca das Habilitações, essa é a melhor maneira para nós, após esses 03 meses você perderá esse direito e terá que fazer as aulas em uma auto escola Portuguesa e aguentar todos os custos disso, que gira em torno dos 1.000 euros, bom, vamos ao que interessa.

PASSO A PASSO PARA EFETUAR A TROCA DA CNH BRASILEIRA PELA PORTUGUESA

  1. É necessário ir a um Posto de Saúde, de preferência o mais perto da sua casa, realizar seu registro, marcar uma consulta e pedir um ATESTADO MÉDICO para esse fim, no meu caso o meu questionou que eles não faziam mais atestados, mas quando expliquei que era para minha condução, ele o fez hehehe. A consulta ficou 4,50 Euros.

  2. ​ Agora é preciso ir ate o Consulado Brasileiro mais perto e peça para validarem sua CNH Brasileira, a emissão sai na hora, recomendo levar Xerox da CNH, Passaporte Brasileiro e Cartão Cidadão, as vezes pedem tudo isso, as vezes não, eu para não perder viagem fui com várias cópias. O custo da validação gira em torno dos 16,80 Euros.

  3. Depois de ter o Atestado em mãos e a Validação da CNH Brasileira, é hora de ir ao IMT (Detran Português) para realizar a troca das cartas, você entregará o atestado, a CNH Brasileira, o documento que o Consulado emitiu e o cartão cidadão, após isso, é necessário apenas pagar a taxa de 30 Euros.

Lembrando que eles reterão sua CNH brasileira, mas ele emitem um documento autorizando você a dirigir, ate que sua Carta de Condução chegue em casa. O passo 2 e 3 eu consegui fazer tudo no mesmo dia, fui de manha no Consulado e perdi em torno de 90 minutos lá, e depois fui ao IMT e gastei o mesmo tempo, fiquei munido com todas as xerox para não dar nenhum tipo de erro. O processo é bem fácil e a Carta de Condução chegará na sua casa, a minha veio com uma validade de 20 ANOS, perfeito né?!

Resumindo o custo ficou:

CONSULTA MÉDICA: 4,50 EUROS CONSULADO BRASILEIRO: 16.50 EUROS TAXA DO IMT: 30 EUROS

Com 51 euros você faz a troca da CNH brasileira pela portuguesa, um custo bem baixo, MAS a atenção a essa informação, VOCÊ TEM SOMENTE 03 MESES PARA REALIZAR ISSO DESDE SUA CHEGADA A PORTUGAL, após isso você perde o direito e precisa encarar todo o processo desde seu inicio, em alguma auto escola.

Ai esta a minha Carta de Condução, o desafio agora era aprender a dirigir na terrinha na prática, ainda estou nesse aprendizado, mas aqui como tem muito menos gente, logo tem menos carro, assim fica bem tranquilo, num próximo post explicarei como funciona comprar um carro em Portugal, e aqui vão algumas dicas:

  • Respeite a rotatória, a preferência é de quem já esta nela, aguarde sua vez. Eu presenciei um acidente dessa forma, a pessoa entrou na rotatória sem vez quem estava nela e bateu de lado, aqui as regras são bem rígidas e devem sem cumpridas, não tem choro. rs

  • ATENÇÃO a faixa de pedestre, aqui é obrigatório você parar, em qualquer situação, para o pedestre atravessar a rua com segurança, muitas pessoas nem olham para os lados e já vão atravessando, pois sabem que é um direito delas, cabe você que esta no carro, respeitar... e é bom que respeite, senão é capaz de você atropelar alguém ou ouvir uns bons xingamentos em português.

  • Nas RODOVIAS, você tem que rodar na faixa da direita, mesmo que tenha 3/4 faixas na pista, você tem que andar sempre na primeira faixa da direita, somente quando você quiser realizar ultrapassagens, poderá usar as demais faixas.

  • Se você vai estacionar o carro na rua e tem uma placa gigante com a letra P e uma maquininha, não tenha medo e use ela hahaha. Geralmente com 0,20 cêntimos, você pode parar por 15 minutos, se quiser por 30 minutos, é só ir colocando mais moedinhas, ao final disso, você aperta o botão verde e sairá um papel com o horário limite, coloque no carro num local visível e vá resolver suas coisas, se você não colocar e a Policia estiver passando por ali, você sofrerá uma bela multa. E aqui não tem choro que resolva rs.

Essas foram as principais mudanças para mim, que por vício, eu, algumas vezes infringi elas sem querer, sempre fico me policiando para não cometer nenhuma cagada, mas é normal que aconteça algumas. Enfim, ainda farei um post mais completo sobre como comprar um carro em Portugal e algumas outras dicas importantes para rodar em Portugal com segurança. Ps: O texto usa como base a minha experiência, que é de ter o cartão cidadão, se você não tiver, os passos são praticamente os mesmos, a diferença é que ao estrangeiro é pedido o título de residência, e o prazo para trocar a habilitação é a partir da efetivação da situação legal. Espero que vocês tenham gostado e... Follow me

1/27

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now