top of page

Como conhecer Conceição do Mato Dentro em 08 horas?

Esse post terá uma forma diferente, e vocês irão entender o porque logo mais, Conceição do Mato Dentro fica apenas 65 km de distância da Serra do Cipó, uma estrada muito bonita que vai subindo e descendo as terras, no meu caso tive que tomar um pouco de cuidado pela chuva e nevoeiro, a altitude chega a mais de 1.000 metros de altura, mas nada que interfira na saúde, nem na sua, nem na do carro rs.

Bom, o nosso plano era sair bem cedo da Serra do Cipó, chegar ao Parque Natural Municipal do Tabuleiro para realizar o trekking ate a famosa Cachoeira do Tabuleiro, conhecida por sua beleza, altura e sua curiosa formação rochosa, que visto de longe tem o formato de um coração, após isso iriamos passar a noite na pequena cidade de Conceição do Mato Dentro, com seus 20 mil habitantes, conhecer seu centro, reabastecer o estoque de comida no mercado e jantar, para no dia seguinte ir rumo a Diamantina.

Bom, nosso plano parecia perfeito, ate que chegamos ao Parque e logo na portaria fomos avisados que a trilha estava fechada e o acesso esta proibido desde janeiro de 2017, ficamos bem tristes, mas regras são regras, só tivemos a possibilidade de ir ate o mirante, que fica a 800 metros de distancia da portaria para pelo menos ver a bela cachoeira de longe.

O trekking seria de 12 km no total, estávamos preparados para isso, tanto que tínhamos tomado a decisão de dormir na cidade, mas com essa nova noticia, tivemos que ajustar o planejamento, mas obvio que não iriamos passar por ali sem ver nenhuma cachoeira, e assim descobrimos um lugar chamado Parque Estadual Serra do Intendente, onde fica a bela cachoeira Rabo de Cavalo, a 24 km em estrada de terra da Tabuleiro, partimos para lá e ao chegar encontramos o lugar totalmente abandonado, com muitos cachorros magros ate os ossos e um trailer da prefeitura onde deveria ter alguém para cobrar o estacionamento dos carros e motos. Ficamos tristes com a situação dos animais e o abandono do lugar, mas seguimos em frente, são apenas 2,4km de trilha e não tem como se perder.

Após andar esse bocado você chega na Cachoeira Rabo de Cavalo, e é um lugar espetacular, estamos com uma certa sorte de sempre encontrarmos os lugares vazios, tivemos todo o silencio do mundo para poder escutar a natureza, mas como foi um trekking muito mais rápido do que estávamos preparados, com isso nosso dia terminou cedo e resolvemos partir direto para Diamatina/MG, em torno de 140km de distancia.

Com isso não terei dicas para dar de onde se hospedar, onde comer, apenas o que vocês podem fazer lá e a DICA importante é que a trilha da Cachoeira do Tabuleiro esta fechada ate o ano que vem, as obras estão atrasadas e não tem data para reabertura, então se vocês estão pensando ir para lá, reconsiderem ou então aproveitem para conhecer outras cachoeiras da região.

Um fato legal foi que na portaria do parque conhecemos um americano que esta viajando de moto pela America do Sul, além de termos feito amizade, fomos juntos para a cachoeira do Rabo de Cavalo, e na volta a moto dele não conseguia subir na estrada de terra e conseguimos ajudar ele a se safar dessa, já que na região não havia sinal de celular e muito menos gente passando por ali, espero que Steve tenha mais sorte em sua jornada e que a moto aguente ate o fim hehehe

Espero que tenham gostado do relato e...