top of page

Dia 02 - Havana, Cuba.

Segundo dia da Viagem

21/04/2017 – Sexta Feira - Havana

Apesar de conseguir dormir lá pelas 05 da manhã, as 08 já estava de pé, tomei um banho frio, aqui ate tem água quente, mas nesse dia pela manhã só tinha água fria, fui para a mesa onde conheci meus companheiros de quarto, uma colombiana que estava fazendo pesquisa e estudando em Cuba, um australiano que já estava de partida e uma americana de Nova Iorque, após um breve bate papo, conheci o filho da Dona Teresa (dona do apartamento), Jorge e a empregada que cuida da casa, ficamos conversando um pouco sobre a vida cubana e da vida brasileira (aqui as novelas brasileiras são muito famosas), após o bate papo, saímos para tomar um café da manhã, encontramos um lugar dos locais que por 1 Cuc dava para comer uns 2 salgados e um suco, ali encontramos a americana de passagem que estava indo para biblioteca estudar espanhol, fomos com ela já que era caminho para a Praça da Revolução.

Ao chegar na praça, confesso que fiquei emocionado, depois de ver muitas fotos do lugar pela internet, estar ali foi um momento especial, ficamos em torno de 2 horas na praça, após isso descemos uma grande avenida ate a Malecón, um calçadão que vai contornando Havana, assim fomos caminhando ate parar no centro, onde passamos por inúmeras homenagens a pessoas que lutaram no século 18 pela independência cubana.

Depois de caminhar muito, resolvemos parar para almoçar, aqui há lugares conhecidos como PALADAR, são lugares locais onde você come barato uma boa comida cubana, que com bebida, você gasta 1/2 Cuc´s, no almoço sentaram com nós um médico cubano e um médico colombiano que estava em Cuba fazendo uma especialização, conversamos muito a respeito de tudo e conseguimos uma informação muito importante, em Cuba da para se viajar em trem, coisa que não fazíamos ideia que existia, ficamos de ir ao dia seguinte à estação de trem fazer uma pesquisa, após isso fomos ate a Universidade de Havana e voltamos para o apartamento, saímos as 10 da manhã e chegamos as 17 horas, tirando a hora de almoço, foram 06 horas caminhando pelas ruas de Havana, sendo que ainda falta uma outra parte da cidade que ficara para o sábado.

Na volta entramos em um mercado cubano para comprar água e ver os preços das coisas e o que tinha disponível, um mercado normal, a variedade de marcas é menor, mas é compreensível por todo fator histórico do país. Já no apartamento, uma sueca chegou ao hostal no lugar do australiano que tinha ido embora, e coincidentemente era aniversario dela, Dona Teresa comprou uma garrafa de run e comemoramos o aniversario dela na melhor maneira cubana. À noite resolvemos ir com a sueca ate outra casa onde ela tinha um amigo dinamarquês, ao chegar lá estava rolando um jantar simples, fomos convidados pelo cubano dono da casa a nos juntar e garantimos o jantar de graça, voltando para o apartamento compramos uma garrafa de run e ficamos jogando e bebendo pela noite.

Em todos os posts diários colocarei fotos do dia para tentar mostrar um pouco mais de Cuba e ao fim o vídeo do Canal Viagem aos Vivos no qual eu participo que tem uma abordagem diferente.