top of page

Dia 09 - Camaguey - Cuba

Nono dia de viagem 28/04/2017 – Sexta Feira - Camaguey

Acordamos as 07:30 da manhã, arrumamos as mochilas e fomos tomar o café da manhã lá na mesma senhora do dia anterior, ali já compramos sanduíches para o almoço, fomos no terminal de ônibus e compramos as passagens para Camaguay (15 Cuc´s),seria a primeira vez que andaríamos de Viazul, saímos as 10 horas da manhã e chegaremos as 15 horas, porque teremos uma maldita parada para o almoço, aproveitamos e já compramos passagem para Santiago de Cuba (18 Cuc´s), sairemos a meia noite de hoje e chegaremos por volta de 6:30 da manhã, será um dia bem longo aqui em Cuba, teremos algumas horas para conhecer Camaguay, estamos dando esse sprint porque queremos passar o PRIMEIRO DE MAIO, um feriado muito importante aqui, em Santiago de Cuba, a segunda maior cidade da Ilha, terra de Fidel Castro e Jose Martí.

Depois das 5 horas de viagem, chegamos a Camaguey e deixamos as mochilas no terminal mesmo, por apenas 2 pesos cubanos por item, lembrando que 1 Cuc = 24 pesos cubanos, ou seja, alguns centavos apenas, o centro estava distante em torno de 3 km e assim fomos andando ate lá, no caminho paramos para almoçar e fomos conhecer o centro histórico e a Praça da Revolução, bem bonitas por sinal. A cidade é muito bonita, e bem menos turística que Trinidad, tem um calçadão para caminhar com uma linha de trem cruzando a cidade, muito legal ver o trem passando por ali.

Como nosso ônibus era somente a meia noite, tínhamos muito tempo livre, ficamos sentados nas praças da cidade observando a vida local cubana, e as 19 horas decidimos ir para o Terminal e ficar por lá esperando o ônibus, jantamos sanduíches numa banca e só foi sentar e esperar o horário, conseguimos ver um pouco de novela brasileira na Tv Cubana, aqui as novelas são bem famosas e todos gostam, encontramos com um casal argentino que tinha vindo com a gente ate aqui e iriam para Santiago de Cuba também.

Esse foi mais um dia na ilha, a correria tem sido grande, muita caminhada e sempre correndo atrás de informação, como estamos na pegada de fazer a viagem custando menos de 20 Cuc´s ao dia, temos que correr para caminhos alternativos para economizar grana, buscar casas um pouco afastadas do centro e sempre ver o melhor jeito de se locomover entre as cidades, dentro da cidade fazemos tudo a pé, nos proibimos de pegar qualquer tipo de transporte interno, tudo pela economia, se você tiver mais grana é mais fácil, nos terminais tem os ônibus da Via Azul e só ir comprando as passagens desejadas e chegando na cidade tomar táxi ate a casa desejada, a gente na viagem mais roots possível tem que ficar caçando restaurante popular para economizar uns 3 Cuc´s por refeição hehehe.

O bom que já estou me sentindo ate um explorador, desbravando as cidades cubanas, talvez fosse assim que os mochileiros dos anos 70,80 e 90 viajavam...