top of page

Dia 26 - Viñales - Cuba

Vigésimo sexto dia de viagem 15/05/2017 – Segunda – Pinar del Rio e Viñales

Acordamos as 7 horas da manhã e fomos para o terminal de ônibus, perto da Praça da Revolução, em frente ao terminal sai táxis coletivos, são carros bem grandes que levam ate 12 pessoas, cobram 5 Cuc´s e vão direto para Pinar del Rio, cidade que fica a 30 Km de Viñales, o táxi não faz parada, vai direto ao terminal da cidade, lá você pega um ônibus local que sai por 2 pesos cubanos ate Viñales, essa cidade é conhecida pela produção de Tabaco, é uma cidade muito pequena voltada ao turismo, ao chegar na cidade estávamos sem nenhuma informação, assim fomos as agências de viagem para saber o que tem para fazer por ali, descobrimos que tem alguns trekkings, ida para a praia, conhecer caverna, porem todos passeios são bem caros, inclusive aquele que queríamos fazer que era ver a produção e os processos do charuto, em uma agencia estava 63 Cuc´s, o passeio completo, em outra, o passeio só para a fabrica saia 30 Cuc´s por pessoa, MUITO CARO, assim ficamos pensando e chegamos na seguinte conclusão, devíamos descobrir onde ficava essa Fabrica de Tabaco e ir diretamente nela, fomos ate uma loja de tabaco da cidade e uma senhora nos falou sobre uma fabrica em Pinar del Rio, decidimos voltar para lá, já que a passagem era muito barata, para tentarmos encontrar a tal fabrica, ate que chegamos nela, a visita é das 09 as 13 pm e já era 16 horas, mas a entrada custava 5 cuc´s e que todos os passeios de Viñales iam para lá, que essa era a única fabrica que fazia visitas, a diferença que no passeio mais caro de 63 cuc´s, eles param em uma fazenda de tabaco antes, onde vem a colheita, separação e preparo das folhas de tabaco, que depois vão para a fabrica para serem enrolados e virarem charutos, mas um passeio que custa 30 cuc´s, você fazer por 5 é bem melhor, decidimos passar a noite em Pinar, pagando 12 Cuc´s para os dois, e na manhã seguinte conhecer a fabrica.

A galera gringa só anda de Viazul, então eles fazem Havana – Viñales por 12 Cuc´s, passando por Pinar sem saber, ai lá em Viñales pagam um passeio bem caro para ir nessa fabrica de Pinar del Rio, foda né.

Cuba

Viñales tem 2 ruas de bares, restaurantes e outra rua de artesanatos, o resto são casas de família para você se hospedar, não encontramos lugar barato para comer por lá, já Pinar é uma cidade maior, porem sem nada para fazer, a não ser visitar a Fabrica, mas da para comer barato por aqui, jantamos por 1 cuc, aqui na região da para ir para a praia também, mas depois de Varadero eu pensei que não valeria a pena, o que tem de diferente para se fazer aqui é conhecer a bendita Fabrica de Tabaco.

Eu recomendo saírem bem cedo de Havana em táxi coletivo ate Pinar, visite a fabrica logo de manhã, almoce na cidade e se quiser vai para Viñales, em 40 minutos você conhece a cidade, se tiver grana beba uma cerveja em algum bar, volte para Pinar e depois para Havana, tudo no mesmo dia, da para fazer um bate volta tranquilo, claro que será cansativo, mas se você tiver pouco tempo, da para fazer, só compensa dormir em alguma dessas cidades se você tiver tempo sobrando.

Viñales

Recapitulando, pegue um táxi coletivo por 5 cuc´s no Terminal próximo a Praça da Revolução para Pinar del Rio, chegando lá visite a Fabrica e volte para o terminal, se quiser pode voltar para Havana ou pegar um ônibus municipal para Viñales por 02 pesos cubanos, conheça a cidade, e volte para Pinar, de lá pegue um táxi compartilhado ou caminhão ate Havana, amanha será minha volta, logo amanhã escrevo detalhes com preços exatos, lembrando que o ultimo transporte para Havana sai as 17 horas, chegue antes disso para garantir seu lugar, se você estiver com tempo de sobra, considere em dormir em alguma das cidades, lembrando que Pinar é mais barato para comer do que Viñales, e se estiver com grana sobrando da para fazer outros passeios por lá, é que o modo CUBARATO não permite fazer tudo hehehe. Escrevi de forma detalhada pois tem muita pouca informação na internet, tanto que andamos perdidos por lá rs