top of page

Dia 27 - Pinar del Rio - Cuba

Vigésimo sétimo dia de viagem 16/05/2017 – Terça – Pinar del Rio e Havana

Acordamos as 8 da manhã, tomamos café e as 09 já estávamos na Fabrica de Tabacos, pagamos 5 cuc´s para entrar, tem uma explicação básica sobre a fabricação do charuto, você vê a linha de trabalho da fábrica e é isso, em 30 minutos você já viu tudo, a fabrica pertence ao governo, cada trabalhador produz de 100 a 150 charutos por dia em 08 horas de trabalho, os charutos são exportados para o mundo todo, e na fabrica é proibido tirar fotos, achei um passeio legal, é interessante ver como eles vão fazendo o charuto, parece simples até hehehe. Em frente a fábrica tem uma loja com dezenas de tipos de charuto, vale a pena dar uma olhada pelo menos.

Depois disso fomos ao terminal de ônibus para ver como fazia para voltar a Havana, o mais barato foi ir de caminhão ate a entrada da cidade, por 2 cuc´s, e de lá pegar um bus ate o centro de Havana (0,40 centavos de peso cubano), na viagem de caminhão conhecemos 2 cubanas muito gente boa, que ate pagaram nossa passagem no bus, e um português que estava viajando sozinho, ficamos amigos, viemos conversando toda viagem e como estávamos com o dia livre aceitamos a sugestão dele de ir na casa onde ele estava hospedado, tomar um drink que a dona da casa fazia, depois ir almoçar e mais tarde ir a um bar bacana que vende um dos mojitos mais baratos de Havana (15 pesos cubanos), almoçamos as 16 horas e as 19 horas estávamos no bar, conhecemos 2 cubanos, mas ficaram pouco tempo com a gente na mesa, depois conhecemos 2 gregas que eram irmãs e estavam viajando pela ilha também, e assim fomos ate o bar fechar, foram uns 10 mojitos para cada um durante a noite, mas o bar fechava a meia noite, ai tivemos a ideia de comprar uma garrafa de run e ir para o Malecon, a noite durou ate as 04 horas da manhã, nesse meio tempo nem jantamos hehe, e o mais legal que o portuga era neto de um dos maiores jogadores da historia de Portugal, e o pai dele foi um grande jogador também, foi algo foda, quem diria que iria conhecer ele ali em Cuba em um caminhão...

As 04 horas da manhã fomos voltar para casa, tínhamos 4 km pela frente, Paulo já estava bebaço, eu estava tranquilo, chegamos as 05 horas da manhã e a D. Teresa nos abriu a porta já dando risada da nossa situação, imagina como estávamos depois de passar o dia todo na rua, 03 horas em um caminhão, ter bebido 10 mojitos e dividido uma garrafa de run, tudo isso sem jantar, e ter que andar 4 km para chegar em casa, estávamos uns zumbis.

Sera que estávamos bêbados? hahaha