top of page

Dia 5 - Cienfuegos, Cuba.

Quinto dia da Viagem

24/04/2017 – Segunda Feira - Cienfuegos

Acordamos as 07 horas da manhã, tomamos um banho, um café puro e vazamos com receio de não conseguir chegar a Cienfuegos com o valor que a gente gostaria de pagar, fomos ao Terminal e vimos 2 caminhões, a esperança apareceu, fomos nos informar, mas eles iam para Pinar del Rio por 06 Cuc´s, lado oposto para onde iriamos, pelo menos já sabemos como ir para Vinales. Ao saber que queríamos ir a Cientifuegos apareceu um taxista oferecendo levar nos por 20 Cuc´s, achamos CARO e não estava no nosso orçamento, fizemos um leve jogo duro e baixou para 15 Cuc´s, aceitamos, já que nem sabíamos direito aonde saia os caminhões, quais os horários e preços, compramos 5 sanduíches de mortadela por 1 Cuc e fomos embora.

No táxi fui eu, Paulo e mais dois cubanos, a viagem durou cerca de 3 horas, ao chegar o taxista perguntou se tínhamos lugar para ficar, falamos que não e ele disse que um amigo dele faz por 25 Cuc´s para nós dois por uma noite, falei que estava caro e todo papo de brasileiro pobre que eu tenho e que queríamos um lugar por 20 Cuc´s, o taxista falou que seria difícil, que ali não encontraríamos, mas respondi que tínhamos que tentar, ao nos deixar na rua, surgiu um amigo dele e ofereceu nos levar a uma casa, chegando lá e o preço era 20 Cuc´s hahaha coincidência ne?!

Na verdade o taxista deu um toque para o amigo que saiu voando para falar com a dona da casa para ela dizer o preço que queríamos escutar, mas como achamos muito fácil decidimos procurar um preço mais barato, a meta agora era de 15 Cuc´s, ao atravessar a rua um cara nos abordou oferecendo quarto por 20 Cuc´s, respondi que só pagaria 15 Cuc´s a noite para duas pessoas, fomos a uma casa e não rolou, na segunda casa a dona aceitou alugar o quarto por 15 Cuc´s, um quarto com 1 cama de casal, 1 de solteiro, 1 banheiro privado, ventilador e 1 ar condicionado, bem melhor do que o apartamento que ficamos em Havana, pagando o mesmo valor, assim ficaremos 2 noites aqui, deixamos nossas coisas, descansamos por 30 minutos e já saímos buscando um PALADAR (restaurante popular cubano) para comer, o almoço com sobremesa e refrigerante em lata saiu por 2,50 Cuc´s, demos uma volta no centro, conhecemos um pouco da cidade de Cientifuegos, tem um belo calçadão com muito artesanato e voltamos para a casa, sol estava muito forte e a cidade é bem pequena, deixamos para fazer o resto no final da tarde e buscar informações para a Playa Girón e Santa Clara, lugares que ficam a 1 hora daqui.

A tardinha eu e Paulo fomos ao terminal dos caminhões e descobrimos que para Santa Clara sai a cada 30 minutos custando 1 Cuc e o ultimo caminhão regressa as 14 horas, para Playa Giron sai as 07:00 da manhã e não sabemos o horário de volta, depois disso fomos ate o Malecón, com o sol menos forte foi tranquilo andar por ali e ver um bonito por do sol, que aconteceu as 19:45 da noite, aqui os dias são muito longos, depois procuramos outro restaurante para comer por 1 Cuc e fomos dormir.

Cienfuegos é uma cidade muito bonita, muito mais que Havana, as casas são novas e bonitas, esperava que depois de Havana as coisas iam piorar por ser interior, mas parece que as coisas são mais arrumadas por aqui, vamos ver nas próximas cidades.