Laguna 69, uma das Lagunas mais íncriveis do Mundo

Referência 1 Dolar = 3,27 Soles

Enfim, no quinto dia de passeio chegou a hora de fazer a Laguna 69. A Laguna 69 tem um nível de dificuldade moderado, mas mesmo assim para nós que não estamos acostumados as altas altitudes é bom tomar cuidado, se aclimatar primeiro a cidade para depois partir para esse passeio, que consiste em 14 km de trekking ( 7 km para ir e 7 km para voltar), e varia de uma altitude de 3.900 a 4.600 metros. O valor é igual aos outros, em torno de 30 soles, a diferença é que ele sai as 5 da manhã, já os outros somente as 09 da manhã, o esquema é praticamente o mesmo, há uma parada antes para tomar um café da manhã, um mate de coca e etc, nessa parada eles vendem lanches para viagem, a um preço legal, em torno de 2,50 Soles. Eu recomendo sempre levar algum lanche e doce para dar energia para o corpo, caloria é sempre bom nessas horas, levar também uma capa de chuva se você estiver indo no verão, e outra troca de roupa caso aconteça alguma coisa, ou você queira dar um mergulho na água gelada da Laguna e um protetor solar.

Antes de começar o trekking para a Laguna 69, há uma parada na Laguna 67 que é linda de morrer, nela não precisa andar nada, o ônibus encostara e você terá 15 minutos para fotos, lugar lindo demais, só dar uma olhada na foto abaixo.

Referente ao trajeto da Laguna 69, vai de pessoa a pessoa, tem gente que faz a subida em 2 horas e 30 minutos, eu fiz em 3 horas e 15 minutos, outros em 3 horas e 45 minutos, isso vai de cada um e o quanto a pessoa esta preparada, os mais experientes fazem em ate 2 horas, loucura. O trekking começa com uma parte plana, são 45 minutos andando praticamente em linha reta, ate ai ta tudo ótimo o problema é que logo chega a primeira subida, ai vai em torno de 1 hora e 15 minutos de subida, foi nesse percurso que quase desisti, alguns ate desistiram de fato, no meu caso comecei a sentir uma forte dor de cabeça e dor de ouvido, mas acabei tomando um remédio e aguardei uns 10 minutos e resolvi continuar, do meu grupo eu já era o ultimo por causa disso, ate que chegou a segunda parte plana, ali engatei a quinta marcha e fui, atravessei essa parte em 20 minutos e encarei a segunda subida praticamente sem parar, acabei ultrapassando vários colegas do tour que já estavam exaustos. Acho que o remédio tinha alguma cafeína hahaha porque me deu uma animada para completar o trekking. Assim cheguei a Laguna ao meio dia em ponto, fiquei ate a 1 da tarde admirando a beleza do lugar, vendo alguns loucos mergulharem na água gelada, e assim retornei... a volta por ser descida já é bem mais fácil e rápida, tanto que fiz em 2 horas os mesmos 7 km.

Eramos em 19 pessoas no micro ônibus, 18 conseguiram chegar ate o final, uns 10 não tiveram muitas dificuldades, agora eu e mais 7 sofremos um pouco, por isso que sempre reforço a questão da aclimatação, a saúde sempre tem que vir em primeiro lugar, desses 7 que sofreram, 6 chegaram ate que numa boa, sofrendo mas o normal, só que uma, que era brasileira por sinal, tinha chegado a Huaraz um dia antes e já resolveu fazer o passeio, e adivinha o que aconteceu? Sentiu a questão de esforço físico + altitude, teve enjoo, vomitou, chorou, entrou ate em desespero, realmente foi pesado para ela, eu e mais alguns ainda ajudamos a consola-la, demos os parabéns porque mesmo com toda a dificuldade, ela não desistiu e por ai vai, mas fica de lição que uma falta de preparação pode prejudicar seu passeio.

Então, o trekking é basicamente isso, na volta a uma parada para comprar água e ir ao banheiro e depois mais 2 horas e 30 min ate Huaraz, esse foi um dos passeios mais legais que já fiz, a beleza do lugar é espetacular, a natureza selvagem ali da forma mais bruta possível, montanhas gigantes, neve, cachoeira, árvores e o vento gelado faz o cenário perfeito para um viajante que gosta de trekking.

É isso pessoal, espero que tenham gostado e não deixem de visitar Huaraz quando estiverem por essas bandas. E não esqueçam de curtir a página no Facebook: Follow the Portuga

Follow me

1/27

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now