© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

As principais diferenças que senti morando em Portugal.

24.02.2018

Mudar de casa já é uma grande diferença, imagina para quem muda de país? Sabia que muitas coisas iriam mudar, essa é uma das consequências para quem sai da zona de conforto, mas nada como não viver dia após dia e ir percebendo as sutis diferenças entre os dois países, lembrando é claro que a minha base de comparação é a cidade de São Paulo, então vamos a elas:

 

 

 

1 - Segurança

 

 

Aqui é normal você escutar alguns portugueses falando que a segurança não esta tão boa assim, que tem muitos assaltados e tudo mais, mas eu sempre levo em consideração que grande parte que fala isso, não conhece outras realidades, principalmente como a nossa. Claro que não da para vacilar, mas ate o momento não tive sequer a sensação de estar em um ambiente perigoso, e isso é bom demais. 

É normal você encontrar muitos carros estacionados na rua durante a noite, já que algumas casas e prédios não tem garagem, coisa inimaginável no Brasil, pelo menos na minha cidade natal, São Paulo. 

 

Vou dar um exemplo sobre o que eu passei, num final de semana fui viajar para a Serra da Estrela e tive que deixar meu carro perto de uma estação de trem, larguei ele na rua por 3 dias (lembrando que não tenho seguro contra roubo) e fiquei a viagem inteira com uma leve preocupação já que se tivesse o carro roubado, perderia todo o dinheiro que paguei nele, ao retornar o carro estava lá, inteiro a minha espera. rs

 

Aqui tem também a liberdade de andar com o celular na rua, tirar fotos e fazer vídeos, sabemos que no Brasil se assalta muito pois há todo um esquema de lojistas comprando celulares roubados que vendem para pessoas que provavelmente foram ou serão assaltadas, assim fica nesse circulo vicioso louco, aqui esse tipo de "comércio" não da para falar que não existe, mas é muito pouco.

 

Então roubo de carro, moto e celular não ocorrem com tanta frequência, pois as pessoas não compram produtos roubados, assim os lojistas não vendem e ninguém rouba. Bem simples né?! rs

 

Houve também algumas noites no Porto em que eram 4/5 horas da madrugada e se podia caminhar tranquilamente pela cidade para pegar o metro ou um trem para ir embora, toda essa segurança te dá uma liberdade que muitas vezes não temos a noção, já que nos acostumamos fácil a algumas situações que não deveríamos. 

 

 

 

2 - Alimentação

 

 

Como estou morando numa zona mais rural, a 30 km da cidade do Porto, a minha alimentação melhorou muito, a maioria dos alimentos são orgânicos, ou quase orgânicos, além disso, a quantidade de peixe que eu como em uma semana em Portugal jé é mais do que durante um ano em São Paulo, já que peixe é um pouco caro no Brasil, e aqui é mais barato. Praticamente não como mais carne vermelha, a alimentação é a base de peixe e frango, e as vezes um coelho, que apesar de serem tão bonitos, são bem gostosos. rs  

 

Aqui também se faz um arroz e feijão, não igual ao nosso, mas da para enganar, então as vezes podemos ter receios de ir para algum lugar e sofrer com a alimentação local, aqui em Portugal garanto que você ira melhorar nesse quesito rs. 

 

 

 

3 - Poluição

 

 

Eu, um mero mortal que tem alguns problemas respiratórios, agradeço todos os dias por respirar um ar mais puro, apesar de ser um ar gelado nesse inverno rs. 

A poluição por aqui é bem melhor, claro que comparo com o belo ar de São Paulo, mas a poluição que me fez chamar mais atenção é a Poluição Sonora, mesmo no meio da cidade, a relação do barulho do local é sempre menor, as vezes ate assusta, você estar na Avenida dos Aliados (principal ponto da cidade do Porto) e um silêncio mortal.

 

Aquela gritaria nas ruas, barulho dos carros e buzinas, passam longe daqui.

 

 

 

4 - Trânsito



O transito comparado a São Paulo praticamente não existe, claro que na hora do Rush é normal ter alguma lentidão nas grandes cidades, mas nada que te deixe estressado ou que te faça ficar 1 hora parado com o carro ligado, aqui tive a impressão de ser mais organizado, tem mais rotundas e menos semáforos, isso ajuda no fluxo do trânsito. 

Como eu ainda não sei todos os caminhos de cabeça, eu me perco um pouco em algumas situações, aqui as filas de carro são respeitadas, dificilmente você vê alguém cortando a fila para ir mais rápido, isso acaba aliviando o trânsito, pois quem quer continuar sempre em frente não é prejudicado diferentemente de São Paulo que sempre tem os "espertinhos" para furar a fila de carro. 

 

 

5 - Pensamento Coletivo

 

 

Tudo bem que São Paulo é uma cidade bem individualista, onde cada um acaba pensando no seu primeiro para depois pensar no próximo, mas aqui o senso coletivo aparece mais, seja na politica pública ou na conversa com as pessoas, há uma tendência a fazerem as coisas de uma forma que agradem a maioria, isso foi uma das coisas que acabou me impactando positivamente aqui em Portugal. 

 

 

 

É normal ver um português não aceitar o que eu disse ate agora, muitos daqui acabam se comparando aos Suíços, Alemães ou algum povo dos países nórdicos, então essas comparações são sempre complicadas, pois são sempre pessoais, e é normal algum outro brasileiro ter uma outra percepção, não existe o certo e errado nesses casos e sim as experiências que cada um já viveu.


Muitos vem e acabam não gostando, outros vem e acabam amando, o relato muda completamente de pessoa para pessoa, aqui na Europa é "normal" um certo preconceito com quem não é europeu, esse é um assunto bem complicado, mas que também não da para generalizar um país inteiro por causa de alguns babacas. Já tive que escutar algumas coisas do tipo "Brasileiro tem fama que não gosta de trabalhar" ou de alguns portugueses tratando brasileira de uma forma negativa, só por ser brasileira, o que posso dizer que nem tudo são flores e não há lugar perfeito nesse mundo. 

Bom, espero que tenham gostado...

 

 

 Minha nova cidade =]

 

 

Para mais fotos e informações sigam a página Follow the Portuga no Facebook e @followtheportuga no Instagram. 

 

 

Follow me

 


 

Please reload

FAÇA SUA RESERVA AQUI
Posts Recentes
Please reload

INSTAGRAM
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now