© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

Como funciona a Saúde Pública Portuguesa?

31.01.2018

Bom, esse é o meu segundo texto dando algumas dicas para aqueles que buscam se mudar para Portugal, quero deixar claro que não sou nenhum agente, ou tenho empresa voltada a esses assuntos, apenas compartilho a experiência que eu tive em cada caso, e quando se trata tirar documentação diretamente com o Governo, sabemos que as leis sempre passam por atualizações, sem contar a disposição do funcionário que as vezes pode aliviar ou dificultar alguma situação.

Nesses últimos anos, Portugal tem recebido muitos brasileiros que vem buscando uma melhor qualidade de vida e com a mudança para um novo país surgem muitas questões que por vezes não temos a mínima ideia de como seja, se eu que tenho família, tenho descoberto muitas coisas, imagina para quem não tem nenhum contato mais direto. 

Aqui, em Portugal, a saúde pública é universal a todos, possui uma boa qualidade e a marcação de consultas e exames costumam ser ate que rápido, comparando com o Brasil claro. 

 

 



Saúde Pública é gratuita?

 

 

 

Aqui vai a primeira boa informação, não pense que aqui é tudo de graça, pois não é, mas também não é nada absurdo, uma consulta com um médico em um posto de saúde custa 4,50 Euros, alguma vacina de 1/2 Euros ( A do tétano eu tomei ate de graça rs), um exame de sangue me custou 5 euros, e um TAC saiu por 13 euros, então não é nada que prejudique muito o trabalhador e você tem a certeza que todos pagam a mesma coisa, isso deixa a coisa mais igual pelo menos.

Caso a pessoa comprove a incapacidade financeira que não consiga arcar com esses custos, ela terá tudo de graça, desde consultas, exames a até dentista. 


 

Como funciona o Médico de Família?

 

 

 

Aqui um dos pontos positivos da saúde pública é que você pode contar com um médico de família, quando você se inscreve no seu posto de saúde, geralmente o mais próximo da sua localidade, você é indicado a um Doutor que cuidará de você e de sua família, no meu caso, estou no mesmo Doutor que acompanha minha vó, vô, tios, tias, primos e primas, isso ajuda muito, já que você tem um contato direto com quem tem um panorama geral sobre a saúde da sua família.

As consultas sempre são marcadas com esse médico, que irá pedir  exames, caso necessário, e depois irá estuda-los ao ponto de marcar uma consulta para você com algum especialista em algum hospital da região, caso o especialista se encontre em um hospital particular, não terá problemas, você irá pagar o mesmo valor caso fosse para um hospital público, já consigo citar um caso da minha tia que terá que operar os joelhos e foi a um especialista em um hospital particular e efetuou exames que pela rede particular sairia em torno de 60 euros, porém pagou apenas 25 Euros. 
 

Uma curiosidade interessante, quando eu fiz uma consulta para obter meu atestado médico para dar entrada a minha Carta de Condução Portuguesa (confira o post clicando AQUI) aproveitei para falar de um alergia que eu tenho, na mesma hora ele passou dois medicamentos para eu comprar, que precisariam da prescrição médica, o envio foi por mensagem de celular e e-mail. Finalmente criaram um sistema para fugir das letras dos médicos hehehehe. 


 

 

 


Como faço para me inscrever no Posto de Saúde?

 

 

Bom, vamos ao que interessa, antes de mais nada, será necessário ter o cartão cidadão em mãos ou então o PB4 ( há um acordo entre o Brasil e Portugal para que Brasileiros tenham acesso a saúde publica portuguesa, seja quando estão estudando, ou como turistas, o PB4 é feito no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, isso é feito quando você estiver no Brasil).

Enfim, com o cartão cidadão, você precisa ter a certeza que no cadastro do Governo já esteja atualizado com a sua morada em Portugal, caso você tenha certeza disso, é ir somente a um Posto de Saúde mais próximo de sua casa, não é obrigatório que seja o mais perto, o importante é ser na região da sua morada, pois em alguns lugares os Postos de Saúdes tem poucos médicos, com isso as pessoas migram para outro lugar com uma estrutura melhor, vale a pena dar aquela perguntada na padaria, ou no café, para saber se o posto de saúde mais perto é recomendável. rs

No meu caso, eu tinha um cartão cidadão antigo, que havia tirado ainda no Brasil, chegando aqui fui direto no Posto de Saúde e não consegui fazer pois estava com a minha morada no Brasil, acabei indo a uma Loja do Cidadão ( estilo de Poupatempo Português) e optei por renovar meu cartão cidadão, já que dentro de 6 meses ele expiraria, com isso já atualizei meu cadastro, tirando a morada brasileira e acrescentando a nova morada, após isso, fui ao Posto de Saúde e já consegui me cadastrar normalmente.
 

O engraçado que eu, brasileiro, com a morada aqui em Portugal já sou atendido como um português, já minha mãe que é portuguesa, mas com a morada no Brasil, ao passar férias aqui ela teve que ir ao médico e acabou sendo atendida, mas teve que pagar um valor maior do que o normal (ela não tinha o PB4). hehehe

 

 

 

 O cartão que eu recebi após meu exame de sangue. 

 

 

Acho que é isso, caso tenham alguma dúvida no qual eu consiga ajudar me procure no facebook, aproveite e curta a página FOLLOW THE PORTUGA  para ficar ligado nos novos posts e fotos, e sigam o instagram @followtheportuga também.

 

 

Follow me



 

Please reload

FAÇA SUA RESERVA AQUI
Posts Recentes
Please reload

INSTAGRAM
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now