Um bate e volta para o Túnel da Mantiqueira - Cruzeiro - SP

Antes de eu começar a contar como foi o bate e volta ao Túnel da Mantiqueira, eu sinto uma necessidade de contar um pouquinho sobre a história do local. O Túnel da Mantiqueira tem praticamente 1 km de extensão, bem na fronteira de São Paulo com Minas Gerais, de um lado a cidade de Cruzeiro/SP do outro Passa Quatro/MG, a construção da linha ferrea se deu em 1884 e contou com a presença do Imperador Dom Pedro II. Além dessa presença ilustre no dia de sua inauguração, o Túnel da Mantiqueira e a Garganta do Embaú (fica acima do túnel) foi palco de batalhas da Revolução Constitucionalista de 1932, onde ocorreu as batalhas mais violentas da guerra.


Em 1991, os mais de 170 km de linhas ferréas ficaram inativas e praticamente abandonadas ate se tornarem Patrimônio Cultural de Minas Gerais, com a instalação do passeio turístico que liga de Passo Quatro a estação Coronel Fulgêncio por Maria Fumaça, no famoso passeio Trem da Serra da Mantiqueira.


Agora seguimos com o que interessa



Túnel da Mantiqueira


Localização


O Mirante Garganta do Embaú (jogar no Google Maps) é o destino final dessa jornada, para quem parte de São Paulo, precisa percorrer 242 km sentido Dutra, ate chegar na saída de Cruzeiro/SP, da em torno de 3 horas de viagem.


Ao chegar no Mirante, que por sinal é muito bonito, voce verá uma lanchonete amarela com um pesqueiro, ali tem banheiro para quem precisar usar, e entre o mirante e essa lanchonete, existe uma estrada de terra com um totem da Estrada Real, ali é o começo da trilha.




Túnel da Mantiqueira


Trilha


Você pode estacionar o carro no próprio mirante ou na lanchonete e seguir a pé pela estrada de terra, a trilha é bem larga e tranquila, já que na ida é só descida, durante o caminho tem placas indicativas, a primeira indicará um corte a direita e a outra a esquerda, não tem erro, a trilha leva uns 40 minutos ate a boca do túnel.


A travessia do túnel tem praticamente 1 km, e como esta muito escuro, acaba levando uns 20 minutos para realizar essa travessia, recomendo o uso de lanternas, mas caso não tenha, a lanterna do celular ajuda, após realizar a travessia, você chegará na Estação Coronel Fulgêncio, a mesma estação que citei no começo do texto, que recebe o trem turístico de Passa Quatro, porém quando chegamos lá, estava tudo fechado.


Na chegada, não tem nada nenhuma lanchonete, e como se leva praticamente 1 hora para chegar lá sendo apenas descida, provavelmente você demorara mais alguns minutos para subir tudo de novo, então leve água, snacks e sanduiches na trilha.



Túnel da Mantiqueira



Como a trilha é curta, da para fazer o bate e volta de São Paulo tranquilamente, você ainda pode buscar alguma cidade proxima dali para almoçar e apreciar a bela região montanhosa de São Paulo e Minas Gerais.


Espero que tenham gostado do relato, para qualquer dúvida só mandar mensagem pelas minhas rede sociais, estou presente no Instagram no rafacarvalho33 e no Facebook no Follow The Portuga.


Follow me


1/28