Visitando a Cachoeira da Graça - Cotia

Conhecer uma cachoeira no inverno não é das melhores sugestões que eu poderia dar para vocês, mas esse foi um caso especial e vou explicar. Estou fazendo um curso no SENAC chamado Condutor de Turismo de Aventura, e no final do curso temos que realizar um Projeto Integrador e depois de pensar muito, a decisão foi revitalizar a Cachoeira da Graça, sinalizando, limpando e tentando conscientizar as pessoas que frequentam o lugar.

Muitos não sabem, mas a Cachoeira da Graça é propriedade privada, fica dentro de um sítio, onde o dono depois de inúmeras tentativas acabou abrindo mão de controlar o acesso. As pessoas literalmente invadiam o sitio dele até que foi colocado um portão, mas isso não evitou que as pessoas criassem uma trilha pelo outro lado da propriedade. Segundo ele, o problema não é nem a questão das pessoas frequentarem, e sim na sujeira que fazem, com isso apresentamos um projeto para limpar, sinalizar e tentar conscientizar as pessoas.

- Como chegar A Cachoeira da Graça fica em torno de 50 km do centro de São Paulo, o acesso mais comum é por carro, colocando no Google Maps "Cachoeira da Graça Cotia" você chegará lá tranquilamente, ao entrar na estrada de terra, terá a sinalização do sitio da Cachoeira da Graça, porém você continua reto ate passar pela Sabesp e chegar próximo a um bairro, ali terá um estacionamento e a entrada da trilha.

Quem for de ônibus, terá que ir até a Estação Butantã da linha 04 do metrô e de lá pegar o ônibus Terminal Cotia, e de lá o ônibus Morro Grande, aí é só falar com o motorista para ele te deixar o mais perto possível da Cachoeira da Graça.

A trilha tem em torno de 02/03 Km e é de nível fácil e depois do nosso trabalho, ela estará bem sinalizada para que ninguém se perca hehe, o terreno é plano e em 30/35 minutos você estará na cachoeira. O lugar é muito bonito, com muito espaço para nadar e aproveitar, tem que tomar cuidado com as pedras, pois são bem escorregadias.

DICAS:

  • Leve sua comida - na região não tem lugar para comer, então leve seus sanduíches

  • Leve água, não recomendo tomar a água do rio e nem da cachoeira

  • Leve protetor Solar

  • Use roupas confortáveis

  • Use calçados adequados a trilha

  • Leve uma troca de roupa e toalha

  • Boné e lanterna

O mais importante é que você respeite a natureza, respeite também a propriedade privada, não cause danos a mata, não abra trilhas, não faça churrasco, não coloque som alto e todo lixo que você criar, leve consigo para casa, cause o menor impacto ambiental possível.

Espero que tenham gostado do relato, para qualquer dúvida só mandar mensagem pelas minhas rede sociais, estou presente no Instagram no rafacarvalho33 e no Facebook no Follow The Portuga.

**** Aos amigos do blog que vão viajar e reservar sua hospedagem, peço para usarem minha caixa de pesquisa na página inicial do site, assim o Booking repassa uma parte da comissão para mim, ajudando eu a seguir com o trabalho aqui no blog, isso não gera nenhum custo adicional para você. Valeu =] ****

Follow me

1/27

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now