© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

A Vila de Almeida - Portugal.

18.04.2018

Almeida é uma vila portuguesa pertencente ao distrito da Guarda, não chega a 08 mil habitantes, mas guarda muita história entre as suas muralhas, historicamente a indícios desde 60 a.C na época dos romanos, depois pelos povos bárbaros e árabes, ate que em 1190 é reconquistada pelos cristãos e em 1297 já passa a fazer parte de Portugal.

Poderia passar a tarde toda falando sobre a história de Almeida, mas vou me ater aquilo que me fez refletir e sentir naquelas horas que passei dentro da muralha. 

 

 

 



Em 1810, aconteceu o Cerco de Almeida, que foi a Terceira Invasão Francesa a Portugal, o cerco durou exatos 13 dias, foi o tempo que as tropas portuguesas comandadas pelo Coronel Willian Cox conseguiram resistir as investidas francesas. 

Não entrarei em detalhes sobre toda a batalha, mas o que achei mais impressionante (comparando a Salamanca e a Ciudad Rodrigo) foi o desgaste da cidade, como se a guerra tivesse sido a 10 anos atrás, diferente das cidades espanholas, logo foi um choque para mim ver um lugar com tantas poucas pessoas, casas velhas e vazias e um ar ate melancólico, como se a guerra não tivesse acabado ainda.


 

 


A cidade é muito pequena e em duas horas você conseguira andar em cima das muralhas, estão espalhadas placas pelas cidades onde explicam alguns fatos históricos.  

Um deles é o Museu Histórico - Militar, que conta um pouco sobre essa invasão francesa, o museu esta situado em um dos lugares onde a população local se protegeu durante os 13 dias de cerco. 

 

 



Há também a Casa da Roda dos Expostos, que data do ano de 1843, onde mães muitas vezes sem condições de criar seus filhos, colocavam em uma porta dessa casa que girava para dentro entregando seu filho aos cuidados da Casa. 


Uma das coisas que eu mais achei legal foi andando por uma rua bem simples da Vila eu me deparo com um muro todo quebrado, mas que na única parte boa dele estava desenhado uma Taça e escrito Euro 2016 em verde e vermelho (alusão ao título que Portugal venceu em cima da França em Paris para a Eurocopa de Futebol), aquilo me deu uma sensação de que aquelas pessoas ali, não se esqueceram das diversas invasões francesas na cidade e que finalmente em 2016 veio o troco, pelo menos naquele dia pode-se dizer que Almeida ganhou em cima dos Franceses. 

 


 

Enfim, a cidade não tem muito para se visitar, mas se você esta nesse passeio de Salamanca - Ciudade Rodrigo e indo direção a Portugal, compensa passar por lá, nem que seja numa rápida visitar e almoçar em um dos restaurantes da região, já que em Portugal a comida é mais barata que na Espanha rs. 

Ou caso você não queira andar muito, dá para visitar Ciudad Rodrigo e Almeida, pois ambas estão próximas a fronteira. 


 

 




Espero que tenham gostado do relato e se tiverem alguma dúvida, me busquem nas redes sociais como o Instagram e Facebook.

Follow me

 

Please reload

FAÇA SUA RESERVA AQUI
Posts Recentes
Please reload

INSTAGRAM
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now