Conhecendo a Cachoeira do Saltão em Itirapina.

Depois de longo meses em quarentena estava na hora de sair um pouco de casa para conhecer um dos atrativos turísticos mais famosos de São Paulo, com todos os devidos cuidados, fui passar um domingo na Cachoeira do Saltão, no municipio de Itirapina, que fica a 230km de São Paulo, bem próximo a Brotas (35km). Itirapina fica localizado ao lado da Represa Broa, um local bem agradavel para visitar, mas o meu interesse estava localizado no Parque de Ecoturismo Cachoeira do Saltão, e sobre lá que irei falar um pouquinho. Escolhi fazer um bate volta de São Paulo, saindo as 06 da manhã de Osasco, demorei em torno de 3 horas e meia, fiz algumas paradas, e o Waze me deu o caminho de ir por Piracicaba, Águas de São Pedro e São Pedro, um caminho bem bonito ate chegar na entrada do Parque, como fui em um domingo de bastante sol, o parque estava com muita gente, mas mesmo assim deu para curtir o dia.




Estrutura


O Parque Ecoturismo Cachoeira do Saltão cobra R$30,00 de entrada por pessoa, criança abaixo de 06 anos não paga, a estrutura contém estacionamento, banheiros, gramado para piquinique, estrutura para colocar sua rede, além disso contém dois restaurantes com comida caseira e dá acesso a três cachoeiras.


Muita gente pode reclamar do valor cobrado, mas acredito que seja um valor justo, não encontramos nenhuma sujeira pelo local, havia sempre monitores informando e na cachoeira havia salva vidas, então por toda estrtura estar adequada, preservada com segurança, os 30 reais foram bem pagos, se não houvesse o trabalho dessas pessoas, com certeza encontraríamos muita bagunça e sujeira e ate insegurança no local. O Parque dá a possibilidade para acampar ou então de você se hospedar em chalés, então para aqueles que não querem fazer bate volta e preferem passar um final de semana, existe a possibilidade de ficar no mesmo local das cachoeiras.





No local existem 03 cachoeiras:

Cachoeira do Monjolinho: de 12 metros de altura é a de mais fácil acesso, localizada a direita da entrada do Parque, no dia que eu fui, tinha tanta gente, mas tanta gente, que não fiquei 10 minutos lá e nem consegui tirar uma foto do local.

Cachoeira do Saltão: Com seus 75 metros de altura é uma das mais famosas do Estado de São Paulo, a queda dela com o vento batendo faz a cachoeira dançar de um lado para outro, o lugar é tão bonito que você gastará boas horas ali, é necessário fazer uma trilha de uns 40 minutos, só por ter esse "obstáculo" muita gente prefere ficar na Cachoeira do Monjolinho. Uma DICA importante é que na área da cachoeira tem muita pedra, alias, somente pedras, então é recomendado entrar de tênis, assim você tem mais segurança e tranquilidade para curtir o lugar.



Cachoeira da Ferradura: A cachoeira da Ferradura fica a 30 minutos andando da Cachoeira do Saltão, bem fácil, porém ela estava seca, mas valeu pela caminhada.


Na saída do Parque Cachoeira do Saltão, chegando na estrada você verá uma placa escrito Cachoeira São Jose, fica a 09 km dali por uma outra estrada de terra, como chegamos as 09:30 no Parque, as 14h resolvemos ir para essa outra cachoeira, ao chegar lá descobrimos que ela era gratuita, fica um quiosque próximo ao local, mas a cachoeira é pequena, mas vale a pena dar o ultimo mergulho antes de voltar para São Paulo.





Bom, espero que tenham gostado do relato, o bate volta foi um pouco cansativo porque tem que enfrentar 3 horas de estrada para ir, mais 3 horas de estrada para voltar, porém valeu a pena, o ideal é sair bem cedo de São Paulo e voltar cedo para não pegar o transito da cidade.


Espero que tenham gostado do relato, para qualquer dúvida só mandar mensagem pelas minhas rede sociais, estou presente no Instagram no rafacarvalho33 e no Facebook no Follow The Portuga.

**** Aos amigos do blog que vão viajar e reservar sua hospedagem, peço para usarem minha caixa de pesquisa na página inicial do site, assim o Booking repassa uma parte da comissão para mim, ajudando eu a seguir com o trabalho aqui no blog, isso não gera nenhum custo adicional para você. Valeu =] ****



Follow me





1/27

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now